Envie seu vídeo(11) 4745-6900
terça 13 de abril de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 11/04/2021

Violência contra crianças

02 MAR 2021 - 05h00

Com a pandemia do novo coronavírus e as necessárias medidas de isolamento social e confinamento domiciliar, crianças e adolescentes estão sob risco ainda maior de sofrer violência física. 
Quando já acontece violência doméstica, as vulnerabilidades aumentam drasticamente. 
As tensões acumuladas com temores sobre a pandemia, a intensa convivência familiar, a sobrecarga de tarefas domésticas e home office ou a falta de emprego e renda podem ser geradoras ou agravantes de conflitos e violências em muitos lares, apontam especialistas.
Violências que lamentavelmente já poderiam ocorrer, anteriormente, contra crianças e adolescentes podem se manter e se agravarem. 
Na edição de domingo, o DS trouxe reportagem mostrando que o Conselho Tutelar de Suzano realizou 1.146 atendimentos de ocorrências neste início de ano. De acordo com a conselheira tutelar do 1º Conselho Tutelar (CT) de Suzano, Sonia Aparecida, o grande número de denúncias tem reflexo direto com a pandemia, já que a maioria dos casos ocorre em ambiente doméstico, entre familiares.
Segundo o conselho, as ocorrências mais recebidas são para casos de violência entre familiares. 
Divididos em duas unidades, o 1° Conselho Tutelar (CT) registrou 544 atendimentos desde o dia 1° de janeiro. Já na unidade do 2° CT, localizado no Boa Vista, o número é maior: foram 602 atendimentos registrados.
Entre os 602 casos registrados na unidade do Boa Vista está a ocorrência desta semana, em que três crianças foram encontradas em situação de abandono em uma residência no Miguel Badra. De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O) as crianças foram encontradas em uma casa. Segundo a polícia, elas choravam e alegavam estar com fome. 
Mesmo com os reflexos da pandemia, as duas unidades do Conselho Tutelar continuam recebendo denúncias, tanto pelo Disque 100, quanto pelos números específicos de cada unidade. 
O 1º Conselho Tutelar fica localizado na rua Barão do Rio Branco, 249 - Vila Costa, Suzano. 
Neste momento crítico da pandemia, ficar em casa é importante para a proteção contra o coronavírus. Mas é preciso, também, que todos façamos um esforço extra e estejamos atentos para evitar que crianças e adolescentes sofram agressões e outros atos de violência
Nesse período, é fundamental apoiar pais, mães e responsáveis para que consigam lidar com o estresse e acolher seus filhos, criando um ambiente de afeto e segurança em casa. 
Ao mesmo tempo, é importante que toda a população esteja atenta, conheça os canais de denúncia e não se cale diante da violência.
A preocupação é grande para que o isolamento social, que busca conter o avanço da pandemia, não se transforme em um tormento em termos de violência contra as crianças.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias