Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 27 de novembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/11/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC NOVEMBRO AZUL
PMMC MULTI 2020 NOV

Blatter e Platini são suspensos por 8 anos

22 DEZ 2015 - 07h00

 Condenados por "abuso de poder", o suíço Joseph Blatter e o francês Michel Platini foram suspensos do futebol por oito anos. A decisão foi anunciada pela Fifa na manhã de ontem e marca um divisor de águas na história da entidade que, pela primeira vez, afastou do futebol seu presidente. O gesto também passa a ser considerado como uma demonstração de que a entidade quer "virar a página" em relação à corrupção, afastando seus antigos chefes.

Para Blatter, com 79 anos, a decisão representa o fim de sua carreira na gestão do futebol. Ele esperava ser inocentado para que pudesse voltar ao comando e, em fevereiro, entregar o cargo ao seu sucessor. Platini esperava também ser inocentado, desta vez para ser candidato à presidência da Fifa. Ambos ficam afastados de qualquer envolvimento com o futebol até o ano de 2023, depois da Copa do Mundo do Catar, em 2022, e a aplicação da medida é "imediata". Blatter, assim, deixa de vez seu cargo na Fifa e Platini é obrigado a abandonar a presidência da Uefa e seu sonho de ser presidente da Fifa.

O Comitê de Ética da entidade havia suspendido ambos de forma provisória por 90 dias, enquanto examinava o caso. Blatter e Platini são suspeitos por conta de uma transferência de US$ 2 milhões do suíço ao francês, em 2011. O Ministério Público da Suíça também investiga o caso.

Ambos fecharam um entendimento para apresentar a mesma argumentação ao Comitê de Ética: a de que o dinheiro era um salário atrasado que a Fifa devia para Platini. Mas os juízes suspeitaram quando ficou claro que o salário era sobre um suposto serviço que ocorreu nove anos antes. Blatter e Platini também defenderam a ideia de que não existia um contrato por escrito. Para a Fifa, porém, a realidade é que houve suspeita de falsificação do balanço financeiro da entidade.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias