Com surpresas e ausências inesperadas, o técnico Dunga divulgou ontem a lista preliminar de convocados para a disputa da Copa América Centenário, que será realizada nos Estados Unidos, entre os dias 3 a 26 de junho. A relação de 40 jogadores será reduzida para 23 na quinta da próxima semana.
Dunga pré-selecionou 13 jogadores que atuam no Brasil.
A lista não conta com Neymar, vetado pelo Barcelona após longa negociação com a CBF.
O atacante só poderá defender a seleção nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto, conforme ficou definido acordo entre a entidade e o clube catalão.
A lista com 40 nomes atende a uma exigência protocolar da Conmebol.
Dentre os pré-convocados estão jogadores que vinham sendo pedidos pela torcida nos últimos dias, como o meia Paulo Henrique Ganso, destaque na goleada do São Paulo sobre o Toluca, na última quinta-feira, o lateral-direito Fagner, do Corinthians, e o atacante Gabriel, do Santos.
O atacante santista não é o único da lista com idade olímpica.
Dunga deu atenção a estes atletas nesta pré-lista em razão da proximidade da Olimpíada.
Ao todo, o treinador chamou 11 jogadores com idade para disputar a competição no Rio, como os atacantes Gabriel Jesus e Luan, do Grêmio. Entre os estreantes na equipe principal estão o próprio Gabriel Jesus, o lateral-direito Fágner, o goleiro Ederson, do Benfica, e o meia Alex Teixeira.
Por outro lado chama a atenção os ausentes na lista, como o goleiro Jefferson e os zagueiros Thiago Silva e David Luiz.
O primeiro defensor já vinha sendo preterido por Dunga, assim como o goleiro. Já a baixa de David Luiz surpreende porque esteve nas últimas listas do técnico.
Outra ausência marcante é a de Marcelo.
O lateral-esquerdo do Real Madrid se tornou alvo de polêmica na última convocação porque estaria machucado quando a comissão técnica sondava os possíveis convocados para rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018.
Dias após a divulgação da lista, membros da comissão técnica do Real Madrid vieram a público negar qualquer problema físico do jogador.
A relação de Dunga conta ainda com jogadores experientes, como Kaká e Ricardo Oliveira, que têm chances remotas de serem chamados para os Jogos do Rio.
E também atletas que atual no futebol chinês, como Renato Augusto e Gil, ambos ex-jogadores do Corinthians.