sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Esportes

Lutadora suzanense é campeã em evento sul-americano de sumô

Multicampeã Luciana Watanabe conquistou medalha de ouro no torneio da modalidade no ‘Arnold Sports Festival South America’

09 maio 2022 - 10h40Por de Suzano

A lutadora suzanense Luciana Watanabe disputou o primeiro torneio de sumô da história do evento "Arnold Sports Festival South America" e conquistou o troféu de campeã neste mês. O festival esportivo aconteceu em São Paulo, no espaço Expo Center Norte, entre os dias 29 de abril e 1º de maio, reunindo atletas de toda a América do Sul em uma variedade de modalidades de luta e fisiculturismo.

Disputando a categoria feminina do evento, a servidora da Prefeitura de Suzano subiu ao lugar mais alto do pódio ao superar as brasileiras Fernanda Rojas Pelegrini e Valéria Dall'Olio, segunda e terceira colocadas, respectivamente. Na ocasião, a competição de sumô foi a primeira da história do renomado evento chancelado pelo fisiculturista e ator Arnold Schwartznegger, contando com a disputa de outras 40 modalidades ao longo dos três dias de atrações, acompanhando o tradicional campeonato de bodybuilding e fisiculturismo.

Para Luciana, a vitória no evento foi marcante por ser a primeira edição com a presença do sumô entre as atrações. "É muito bom participar e vencer em um evento grande como esse, pois pude encontrar amigos que fiz no sumô e divulgar o nosso esporte e a nossa cidade. Faço questão de agradecer o apoio que recebo dos meus patrocinadores e da Prefeitura de Suzano e, agora, o momento é focar na disputa do World Games", contou.

O World Games será realizado na cidade de Birmingham, nos Estados Unidos, entre os dias 7 e 17 de julho deste ano. A competição de caráter mundial terá a participação da suzanense integrando a Seleção Brasileira de Sumô na competição mais importante do esporte, da qual Luciana foi vice-campeã em 2013.

Projeto suzanense

Luciana é professora no projeto conveniado “Lutas como Forma de Educação – Sumô Suzano”, que realizou suas atividades na Associação Cultural Suzanense – Bunkyo com alunos de várias idades e agora segue sendo coordenado pela sensei na Escola Municipal Paulo Henrique Barreiros (avenida Joaquim Marques de Queiróz, 40 - Parque Residencial Samambaia).

Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, o Nardinho, o êxito de Luciana nos vários campeonatos que disputa é um orgulho para Suzano. "Temos grandes nomes na história do esporte nacional e acredito que a sensei Luciana é uma delas, levando o nosso nome ao mundo através do sumô. Parabéns por mais uma conquista e pela forma como guia este projeto de fortalecimento do esporte e da educação na nossa Suzano", comentou.