quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Esportes

Olimpíadas Especiais chegam ao fim em Suzano e atletas da seleção são definidos

Após dois dias de competições, torneio é encerrado no Complexo Esportivo Paulo Portela; nadador suzanense é suplente na equipe nacional que irá a Abu Dhabi em 2019

23 abril 2018 - 15h33Por de Suzano

As Olimpíadas Especiais Brasil chegaram ao fim em Suzano. Durante dois dias, 178 atletas com algum tipo de deficiência intelectual disputaram provas em dez modalidades. A cerimônia de encerramento neste domingo (22/04) marcou a definição dos integrantes da seleção que representará o País nos Jogos Mundiais que ocorrerão em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em 2019.

As competições ocorreram em cinco locais distintos: Complexo Esportivo Paulo Portela (Natação), Parque Max Feffer (Vôlei de Praia), Estádio Francisco Marques Figueira (Atletismo), Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano – Aceas Nikkey (Tênis e Tênis de Mesa) e Sesi Suzano (Bocha, Futsal, Basquete, Judô e Ginástica Rítmica).

O torneio reuniu delegações de várias partes do País, dos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Ao todo, eram 178 atletas, 47 membros de comissões técnicas e nove chefes de delegações, além de mais de 200 voluntários.

Todos que competiam ganhavam medalhas pela participação, mas os primeiros colocados em cada uma de suas categorias dentro das modalidades estavam aptos para a seletiva, que foi feita por meio de sorteio (titulares e suplentes) com base no número de vagas disponíveis, na parte final do evento deste domingo (22). 

A seleção brasileira terá cerca 60 atletas em Abu Dhabi no ano que vem. Entre eles, o suzanense Gabriel de Souza Githelar Pedro, de 16 anos, da Natação, que havia conquistado o primeiro lugar na categoria M1, foi selecionado como suplente, ou seja, caso o titular não vá para os Emirados Árabes Unidos em 2019, por qualquer razão, ele será convocado.

A cerimônia de abertura do torneio ocorreu na noite da última sexta-feira (20), na quadra do Complexo Esportivo Paulo Portela, palco de diversas conquistas do vôlei profissional masculino de Suzano nos anos 1990 e 2000. Na oportunidade, as delegações adentraram o local e desfilaram até se acomodarem em seus lugares.

A solenidade foi conduzida pelo jornalista Rubens Pozzi, da ESPN Brasil, e contou com a exibição de um vídeo sobre a origem do Special Olympics – criado nos anos 1960 por Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy –, apresentações de dança e de taikô, entrada da bandeira dos Jogos e acendimento da Pira Olímpica, além do ato protocolar de discursos das autoridades.

As provas tiveram início no dia seguinte, durante a manhã e à tarde. Paralelamente às disputas, no sábado (21), também foram realizadas as atividades Fórum da Família, Atletas Líderes e Atletas Saudáveis, voltados principalmente aos parentes dos competidores.

Os Jogos Nacionais das Olimpíadas Especiais acontecem a cada dois anos. Já os Jogos de Verão do Special Olympics seguem o ciclo olímpico tradicional e ocorrem a cada quatro anos. A realização e a organização do torneio em Suzano couberam à Prefeitura e ao Lions Clube, com apoio do Sesi, do Aceas Nikkey, da ESPN Brasil e da Faculdade Piaget.