sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Esportes

Promessa no hipismo, suzanense disputa campeonato neste fim de semana

Garoto traçou metas e expectativas para o futuro e projetou possível vida na Holanda, assim que completar a maioridade

09 agosto 2018 - 11h01Por Marcus Pontes - de Suzano

Cogitado como uma das promessas no hipismo, o pequeno suzanense, Pedro Ramos Silva, morador da Vila Ipelândia, disputa neste fim de semana (sábado e domingo) mais um campeonato. Ele tentará ocupar, novamente, um lugar no pódio da Copa Santo Amaro. Em entrevista ao DS, o pequeno traçou metas e expectativas para o futuro, inclusive projetando uma possível vida na Holanda, assim que completar a maioridade. 

A vocação ao esporte começou aos 3 anos, quando o pequeno ainda não tinha noção de que o hipismo mudaria sua vida. O pai de Pedro, Davi Serafim, diz que nesta época o garoto tinha paixão por cavalos. “Achávamos que era algo passageiro. Depois de ver um cavalo abandonado, próximo à nossa casa, ele (Pedro) quis continuar vendo outros animais. O levamos a uma hipica e, aí, a paixão dele só aumentou”. 

As idas e vindas em hípicas da região influenciaram, ainda mais, o desejo do garoto em começar a montar. E foi aí que justamente a vocação para o hipismo nasceu. Desde os 5 anos, Pedro coleciona premiações dignas de invejar qualquer atleta de alto rendimento. São mais de 40 participações em campeonatos. Destas, o suzanense subiu ao pódio, ao menos, 30 vezes.

“Alguns atletas nacionais e internacionais o conhecem. Isso é muito bonito, porque dá mais ânimo para continuar trilhando este caminho. Por isso, o influenciamos muito”, diz Serafim, com orgulho de toda a trajetória vivenciada pelo filho. 

Mesmo com tantos prêmios e uma visibilidade internacional, o pequeno cavaleiro segue sem patrocínio oficial. Serafim conta que promove uma “vaquinha” para obter o valor referente a inscrição de certas competições. 

“O esporte demanda alto custo, com locomoção, alimentação e, principalmente, ao cavalo que precisa seguir uma espécie de alimentação e tratamento com veterinários. É um custo alto e, muitas vezes, a gente necessita angariar fundos para ir às competições”, conta. 

Ao DS, Pedro conta que sonha em ir à Admsterdã, na Holanda. O objetivo é o de conhecer seu maior ídolo: o atleta Harrie Smolders, que atualmente lidera o ranking do esporte. "Gostaria de viajar para conhecer o Smolders e o Cardento, que é o pai do meu cavalo. É um dos melhores do mundo todo", disse o pequeno.

Em média, o suzanense treina de 3 a 4 vezes por semana, na Capital. Seu treinador, Airton dos Santos, o Jailton, é um dos melhores treinadores do País. "Eu chego do trabalho e o levo. Geralmente almoçamos no carro, quando estamos lá. Digo sempre a ele que, primeiro, os estudos e, depois, o esporte. Sei que é algo que não é a paixão da vida dele, portanto, a gente (família) damos total apoio", explicou Serafim.