*entrevista
Fábio Braghiroli
Formado em Administração de Empresas é casado com Monica Alessandra Carreira Braghiroli e tem dois filhos, Carlos Eduardo Santos Braghiroli (16) e Manoela Carreira Braghiroli (8)
A Emibra completou dia 22 de abril, 41 anos. Começou com dois sócios e 9 funcionários. Como foi? Fábio Braghiroli – Isso mesmo. A Emibra (nome criado com base na junção do início das palavras “Embalagem”, “Irmãos” e “Braghiroli”) começou pequena, em uma área de 950 metros quadrados, na Rua Felício de Camargo, no Centro de Suzano. A companhia foi fundada em 1974 por João e Walter Braghiroli, dois irmãos suzanenses que já tinham experiência no setor gráfico. Em 1979, João comprou a parte de Walter na sociedade e passou a atuar com os filhos, Wanderley, Waldir e Wagner, para administrar a empresa. Em 1995, o novo parque gráfico foi construído, na Avenida Major Pinheiro Fróes, também em Suzano, onde está sediado até hoje. A partir daí, novas tecnologias e investimentos em qualificação fizeram com que a empresa alcançasse outro patamar no setor, com reconhecimento nacional.
Como avalia o desmatamento irregular? Fábio – Um absurdo. O governo deveria atuar de forma mais ativa com relação a esse crime ambiental, com punições mais severas aos responsáveis. Já estamos pagando um alto preço pelo desmatamento irregular. Um exemplo é a falta de água em São Paulo, que, segundo especialistas, está associada ao desmatamento, sem contar outras alterações climáticas e a má qualidade do ar que respiramos. É possível produzir esta matéria-prima de que maneira, para não agravar o desmatamento? Onde buscam a matéria-prima? Fábio – Uma das premissas da Emibra é produzir embalagens sem comprometer o meio ambiente. Fomos uma das primeiras gráficas do País a obter o selo ISO 14001, que certifica que a empresa que cumpre com as leis previstas na legislação ambiental, garantindo o equilíbrio e proteção. Toda matéria-prima, no caso o papel cartão, que compramos possui o selo FSC®, que garante que ela seja produzida utilizando a madeira de florestas manejadas de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente sustentável.
Hoje
Ana Lúcia Rezende, Rose Muniz Silva, Neylor Ramalho, Giovanni Bergamo, Marilene Ribeiro Teixeira Cruz, Celina Marques Figueira, Yasmin Moraes Renzi, Bianca Pelossi Raposo Dantas, Goreti Bittencourt, Paula Pimentel, Claudete Rodrigues, Clarice Kishi, Vera Andrade, Giselly Osako, Romina Grasser, Leoberto de Lima, Philip Boucault Pinhal, Rodolfo Médici de Souza, Maria José Verlangieri e Anderson dos Santos Cordeiro.