quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 03-12-2017

03 dezembro 2017 - 05h00
Prováveis  
candidatos
As eleições são apenas em 2018, mas muitos levantamentos estão sendo realizados sobre prováveis candidatos.
 
Políticos
Jair Bolsonaro, Lula e João Doria possuem o maior ativo digital no Facebook entre os potenciais candidatos à presidência, com 4,7 milhões, 3 milhões e 2,8 milhões de fãs, respectivamente. 
 
Conclusão
A conclusão é de uma pesquisa realizada pela Zeeng Data Driven Platform, plataforma de Big Data Analytics voltada ao setor de Marketing e Comunicação, que tem como objetivo construir um panorama do período que antecede as eleições de 2018.
 
Avaliação
Faltando pouco menos de um ano para a próxima eleição presidencial no Brasil, o levantamento avaliou a presença de possíveis candidatos à presidência nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e YouTube) e também na imprensa online. Foram analisados 12 nomes que provavelmente estarão na disputa: Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Eduardo Jorge (PV), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSC), Joaquim Barbosa (sem partido), João Doria (PSDB), Luciana Genro (PSOL), Lula (PT), Marina Silva (Rede) e Ronaldo Caiado (DEM).
 
Estudo
O estudo evidencia que os resultados das eleições municipais de 2016, por exemplo, ainda ecoam depois de promoverem a perplexidade de políticos experientes. “Não foram poucos que disseram, em público: 'definitivamente, não entendo mais a política'”. 
 
Abismo
Segundo a Zeeng Data, é também cada vez mais evidente o abismo entre protagonismo nas redes sociais e aderência eleitoral de fato", explica Eduardo Prange, CEO da Zeeng.
 
Twitter
Quando o assunto é o Twitter, Marina Silva desponta como a candidata com a maior base de fãs: 1.802.306 seguidores - um legado oriundo de sua candidatura nas eleições em 2014. 
 
Rede social
Ainda segundo a Zeeng Data, a rede social, aliás, é a única onde Joaquim Barbosa possui base expressiva. O ex-ministro conquistou um ativo de mais de meio milhão de seguidores.