Preparativos
para o debate
Os candidatos a prefeito de Suzano passaram os últimos dias “estudando Suzano” e devem chegar ao debate de hoje munidos de números e informações.
Mais mulheres
Desde o pleito de 2000, o número de mulheres eleitoras ultrapassa o de homens. Mas, nas Eleições Municipais de 2016, pela primeira vez, o eleitorado feminino será maior que o masculino nos 26 estados onde haverá votação no dia 2 de outubro (não haverá eleição no Distrito Federal e nem em Fernando de Noronha).
144 milhões
O Brasil possui atualmente mais de 144 milhões de votantes, sendo 75.226.056 mulheres cadastradas na Justiça Eleitoral – 6,4 milhões a mais que homens. Rio de Janeiro, com 53,48%, Pernambuco, com 53,42%, e Alagoas, com 53,22%, são os estados que possuem mais eleitoras no pleito deste ano.
Evolução
Os números sobre o eleitorado feminino, a cada eleição maiores, mostram uma evolução na participação das mulheres como cidadãs.
Maioria feminina
Em 2008, havia uma maioria feminina no universo de 130 milhões de eleitores. De total, 51,7% eram mulheres.
Contas
Com o objetivo de evitar irregularidades, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) informou, esta semana, que o Tribunal de Contas da União (TCU) atuará no cruzamento de dados entre as prestações de contas de campanhas das Eleições 2016 e outras bases de dados, em acordo firmado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Informações
O trabalho será executado a partir de informações sobre os dados de campanha coletados pelo TSE, seguindo regras combinadas entre os dois órgãos.
Cálculos
Os cálculos serão executados semanalmente até a data das eleições. Os resultados serão transmitidos ao TSE para disseminação aos juízes eleitorais nos municípios, os quais são responsáveis por verificar os indícios e tomar as devidas providências.