quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 09-02-2020

08 fevereiro 2020 - 23h59Por Edgar Leite
Canal da  
Câmara Federal
Por meio do número de WhatsApp (61) 99660-2003, o usuário pode consultar a veracidade de informações relacionadas à atividade, estrutura e administração da Câmara Federal e aos deputados federais no desempenho de sua função regimental.
 
Checagem
A Câmara dos Deputados dispõe do canal para checagem de fatos – o Comprove. e pode servir de exemplo para outras casas legislativas, inclusive dos municípios. 
 
Resposta
Além de enviar a resposta ao cidadão por WhatsApp, a Câmara também publicará as demandas de maior interesse na página do Comprove , no Portal da Câmara, e nas redes sociais, facilitando o processo de verificação das fake news e promovendo maior transparência.
 
Ocorrência
Cada ocorrência levará os selos "É fato", "É falso" ou "É impreciso", acompanhado da explicação. 
Atendimento
O atendimento será restrito a notícias, ou seja, matérias que possuam características do gênero textual jornalístico. 
 
Interessados
Os interessados deverão enviar links da internet, fotos, capturas de tela, vídeos ou áudios das informações que necessitem de checagem. 
 
Atos
Não serão checados atos praticados pelos deputados em âmbito privado, em atividades nos estados de origem ou anteriores ao mandato, segundo a Câmara.
 
Objetos
Também não serão objetos de checagem conceitos amplos, opiniões e tendências. O Comprove é um projeto da Secretaria de Participação, Interação e Mídias Digitais (Semid) para que a Câmara dos Deputados reafirme seu papel institucional e se consolide como agência primária de checagem de fake news. Na página do serviço na internet, o usuário ainda encontrará dicas de como não se deixar enganar pelas notícias falsas que circulam amplamente na rede.