quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 09-08-2018

08 agosto 2018 - 23h59Por Edgar Leite
Diocese e eleições
A Diocese de Mogi das Cruzes vai seguir as orientações lançadas na cartilha sobre as eleições de 2018 da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 
 
Bispo
Em entrevista ao jornalista do DS, Marcus Pontes, o bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, disse que “a democracia não se constrói somente na política, mas sim no engajamento da população, principalmente na juventude”. 
 
Linha de  
pensamento
Para o bispo, uma boa parte do público jovem tem mudado a linha de pensamento. "A democracia não é fácil de ser construída. Em todos os casos, cabe à população começar a mudança”, disse.
 
Orientação
Dom Pedro falou também que a igreja católica é orientada a não emitir opiniões políticas quanto a um candidato. Porém, reforçou que, em algumas paróquias, os padres promovem eventos para debater o assunto.  
 
Escola da  
Cidadania
Em Mogi, por exemplo, a diocese administra, aos sábados, na Faculdade de Teologia, a Escola da Cidadania. O objetivo é debater temas pertinentes à sociedade, sendo um deles a política no contexto geral.
 
Debate político
Na última eleição, um pároco de Itaquá promoveu, por exemplo, um encontro de jovens para debater política e foi um sucesso, segundo ele. 
 
Eleitor e domicílio
Ontem foi o último dia para o eleitor que estivesse fora do seu domicílio eleitoral fizesse o requerimento da segunda via do título em qualquer cartório eleitoral. 
 
Regra
Essa regra consta do parágrafo 4º do artigo 53 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). O título de eleitor é o documento que confirma o alistamento eleitoral do cidadão e o torna apto a votar.
 
Solicitação
Caso o eleitor queira solicitar a segunda via do título em ano eleitoral poderá fazer o pedido no cartório eleitoral onde está cadastrado, mas deverá estar atento ao prazo de até 10 dias antes do pleito (artigo 52 do Código Eleitoral).