sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 11-10-2020

11 outubro 2020 - 05h00Por Edgar Leite
Connect
A Justiça Eleitoral de São Paulo utilizará o sistema JE Connect para transmissão de resultados em 80 cidades, entre elas em São Paulo. 
 
Tecnologia
O JE Connect é uma tecnologia que viabiliza a transmissão do boletim de urna diretamente de alguns locais de votação, garantindo agilidade na totalização dos votos, sem comprometimento da segurança.
 
Como funciona
Após os trâmites de encerramento da votação, inicia-se a transmissão dos resultados daquele local diretamente para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
 
Computador
Tudo é feito por meio de um computador da Justiça Eleitoral, instalado no local de votação, e a conexão utiliza uma rede privada virtual (VPN), que garante total segurança ao tráfego de dados.
 
Agilidade
Segundo o TRE, com o JE Connect, ganha-se muita agilidade na apuração dos votos, pois o acesso à mídia com dados das urnas é feito diretamente no local de votação, sem precisar ser levada ao cartório eleitoral.
 
Histórico
No pleito de 2014, o TRE-SP adotou o JE Connect, em caráter experimental, em 10 municípios, e todos os participantes tiveram ganho de performance na apuração dos resultados. 
 
Policial  
Kátia Sastre
A deputada federal Policial Katia Sastre (PL) apresentou à Câmara Federal projeto que determina treinamento e conscientização para servidores dos órgãos de segurança pública acerca do enfrentamento dos crimes cibernéticos. 
 
O que são?
Os crimes cibernéticos são caracterizados pelo uso da tecnologia, do computador e da internet para viabilizar ou potencializar a atividade criminosa, disse a deputada. 
 
Texto
A deputada cita que, em 2020, a prática dos crimes em ambientes virtuais teve um salto exponencial. Boa parte desse aumento se deu por conta do advento do novo coronavírus.