Telão para
acompanhar votação do impeachment
O grupo apartidário denominado “Suzano do Bem” vai montar hoje um telão, em frente à Igreja Matriz, na Praça João Pessoa, em Suzano, para acompanhar a votação no Senado do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Ao vivo
O equipamento estará no local a partir das 18 horas e as pessoas poderão acompanhar a votação ao vivo.
Nos bairros
O processo eleitoral se aproxima e os pré-candidatos a prefeito em Suzano intensificam suas visitas, principalmente aos bairros da periferia. Nesta semana, a coluna Lance Livre foi informada que dois pré-candidatos quase se encontraram em um dos bairros de Suzano. Quando um deles chegou, o outro tinha acabado de sair do local.
Crise nos municípios
A crise dos municípios retratada em números foi apresentação do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Palestra
A palestra é parte da programação da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e objetiva mostrar porque a crise das administrações municipais tem se agravado ao longo dos anos.
Pior sem
as marchas?
“Se hoje está ruim seria infinitamente pior, sem as Marchas”, disse o líder municipalista ao considerar os avanços obtidos por meio do maior evento.
PIB dos Municípios
Segundo Ziulkoski, o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu de 7% a 8%, entre 2015 e 2016, e a taxa de despesas teve crescimento superior a 4%, anualmente, nos últimos 16 anos.
Impacto
Tudo isso causa impacto na gestão, conforme mostrou o presidente da CNM, e aumenta as consequências das desonerações promovidas pelo governo federal.
R$ 122,7 bilhões
a menos
“ Foram R$ 122,7 bilhões a menos no FPM (Fundo de Participação dos Municípios) de 2008 a 2014”, calculou. Ele explicou que o montante é fruto de desonerações nos Impostos de Renda e Sobre Produtos Industrializado (IR e IPI).
Protestos
Com pneus queimados, faixas e cartazes contrários ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), manifestantes bloquearam ontem rodovias em pelo menos oito estados e no Distrito Federal e também em vias importantes das duas maiores cidades do País – Rio de Janeiro e São Paulo.
Protestos na região
Já existe expectativa de que nas cidades da região possam também ocorrer protestos.