quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 13-03-2020

12 março 2020 - 23h59Por Edgar Leite
Videoconferência 
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, em conjunto com o Conselho Municipal da Assistência Social (Comas), promoveu na manhã de ontem uma videoconferência com um representante do Ministério da Cidadania, direto de Brasília. 
 
Encontro
O encontro teve como objetivo tirar dúvidas e orientar quanto à elaboração do Plano Municipal da Assistência Social. 
 
Palestrante
O palestrante foi o coordenador-geral de Gestão Descentralizada e Participação Social do Ministério da Cidadania, Becchara Rodrigues de Miranda. O diálogo teve como principal meta auxiliar a esfera municipal, com foco no trabalho do Comas, na elaboração e no cumprimento do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS). 
 
Papéis do conselho
O encontro debateu os papéis do conselho e da administração para o controle e a adequação ao instrumento de planejamento e da gestão participativa do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
Políticas públicas
O plano unifica todas as políticas públicas, ações e equipamentos voltados à população em situação de vulnerabilidade e risco social, e estabelece metas de curto, médio e longo prazos para implantação dentro do município, como a expansão da rede com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e programas como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros, com base no Cadastro Único, do governo federal. 
 
98 mil pessoas
Atualmente, Suzano tem mais de 98 mil pessoas inscritas, sendo que 90% delas contam com renda familiar abaixo de três salários mínimos. Em sua fala inicial, o presidente do Comas conclamou a sociedade civil organizada a participar das futuras eleições da composição do conselho, que estão previstas para acontecer no primeiro semestre: “É preciso que haja sempre a renovação dos quadros”.
 
Secretário
Segundo o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Murilo Inocencio, Suzano vem atuando continuamente para a melhoria e aperfeiçoamento tanto do Suas quanto das políticas públicas promovidas pela pasta.