Votos na periferia
Os bairros da periferia das cidades da região, onde conta com a maioria dos moradores mais humildes, estão, cada vez mais, recebendo a visita de políticos. É a proximidade das eleições e a tentativa de “lá na frente” buscar votos.
Calculadoras
O processo eleitoral nem se iniciou e os partidos políticos já começaram a utilizar a calculadora para saber o número de votos que cada candidato vai precisar para eleger vereador.
Quociente eleitoral
Trata-se do quociente eleitoral que é o resultado da divisão entre o número de votos válidos pelo número de vagas para o cargo em disputa nas eleições proporcionais. É o número de votos que cada partido deve obter para alcançar uma cadeira no parlamento.
Os mais votados
Nem sempre os mais votados são eleitos, segundo regra do quociente eleitoral.
Matemática
A matemática utilizada pela Justiça Eleitoral para definir quem tomará posse ou não na Câmara dos Vereadores é um pouco mais complicada do que pensa muita gente e bem diferente da aplicada sobre quem disputa o cargo de prefeito, segundo alguns políticos de partidos.
Proporcionais
De acordo com a lei, os vereadores, assim como os deputados federais, estaduais, distritais, são eleitos segundo as regras das eleições proporcionais.
Majoritários
Diversamente do que ocorre nas eleições majoritárias (presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, prefeito e vice-prefeito, e senador), nem sempre os candidatos mais votados ocuparão uma vaga na Casa Legislativa.
Dívidas
Esta semana, o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, adiou a votação do projeto que suspende a forma de cálculo do desconto na dívida dos estados e municípios no âmbito de sua renegociação junto à União. O assunto interessa muito as prefeituras.