sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 15-07-2018

14 julho 2018 - 23h59Por Edgar Leite
Fora do ar
O governo estadual retirou do ar, do portal na internet, informações e conteúdos de secretarias, departamentos e órgãos do Estado.
 
Justificativa
A justificativa que consta no site, ao tentar abri-lo, é que o governo estadual “atende à legislação eleitoral (Lei 9.504/1997)”. 
 
Indisponíveis
Por isso, “os demais conteúdos do site ficarão indisponíveis de 7 de julho de 2018 até o final da eleição estadual em São Paulo”.
 
Chegada  
das eleições
Com a chegada das eleições e a quantidade de candidatos que vai surgir na região, e em todo o Estado, a Assembleia Legislativa decidiu dar orientação de quais funções são exercidas por um deputado.
 
Funções
Em uma postagem no site, a Alesp diz, entre outras coisas, que o deputado estadual “cria e altera as leis, fiscaliza a atuação do governador e representa a população na esfera estadual, ou seja, nas Assembleias Legislativas”. 
Número de  
representantes
O número de representantes varia conforme a unidade da federação. Em São Paulo, são 94 parlamentares eleitos para um mandato de quatro anos. 
 
Segmento social
A Alesp explica também que, durante esse período, o deputado apresenta nos órgãos governamentais e na própria Assembleia assuntos de interesse do segmento social ou da região que o elegeu. É função dele apresentar projetos de lei e avaliar aqueles encaminhados por outros deputados, pelo governador, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e pelos cidadãos. 
 
Recursos
Ele também pode propor a destinação de recursos do orçamento estadual para os municípios. 
 
Outra atribuição
Outra atribuição do deputado é a de julgar anualmente as contas prestadas pelo governador, fiscalizar a execução das ações da administração, como a execução orçamentária, contas e contratos. No exercício do mandato, ele tem livre acesso às repartições públicas e pode fazer diligências pessoalmente nos órgãos de administração direta ou indireta.