sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 16-01-2021

16 janeiro 2021 - 05h00Por Edgar Leite
Secretarias  
agrupadas e  
com novos nomes
Os prefeitos eleitos e reeleitos nas cinco principais cidades do Alto Tietê vão alterar nomes de secretarias, desmembrar e agrupar pastas referentes a gestão anterior. O jornalista do DS, Fernando Barreto, fez o levantamento. 
 
Administrações
Pelo menos as administrações em Poá, Ferraz e Mogi confirmaram uma dessas mudanças para este início de mandato.
 
Suzano e Itaquá
Apenas Suzano e Itaquaquecetuba disseram que vão manter o que estava da gestão anterior. Ambas as administrações contam com 18 secretarias. No caso desses prefeitos, as mudanças foram apenas no secretariado.
 
19 Secretarias
Em Poá, eram 19 secretarias na gestão de Gian Lopes (PL). Marcia Bin agrupou pelo menos cinco pastas e com isso o total caiu para 14. As mudanças foram nas pastas de Turismo e Esporte, que agora estão sob comando do Secretário de Cultura. A pasta de Transporte, que foi integrada a de Segurança. Habitação passou para Obras e Meio Ambiente para Governo.
 
Desmembramento
A prefeita de Ferraz, Priscila Gambale (PSD), desmembrou três secretarias, o que aumentou de 14 para 17 pastas no município. Na gestão de Zé Biruta, Esporte e Lazer estava agrupado com Juventude, Turismo e Qualidade de Vida. Meio Ambiente e Planejamento Urbano foram separados também. As duas estavam juntas com Obras e Habitação e Saneamento.
 
Mogi
Em Mogi das Cruzes, o prefeito Caio Cunha (Podemos) deve manter as 18 secretarias da gestão de Marcus Melo. A previsão é que a pasta de Obras se una a de Serviços Urbanos, porém, há projeto para criação da Secretaria de Transparência e Participação, mantendo o mesmo número de secretarias. 
 
Verde
Caio Cunha quer alterar o nome das pastas. A pasta de Verde e Meio Ambiente deve ser renomeada para Sustentabilidade e Inovação. Enquanto Transportes vira Mobilidade Urbana e Assistência Social renomeada para Desenvolvimento Social. 
 
Mudanças e os  
secretários  
mantidos
As principais mudanças na região foram entre os secretários. Em Mogi, apenas Henrique Naufel, da Saúde de Mogi, foi mantido no cargo na região.