quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 17-04-2022

17 abril 2022 - 05h00Por Edgar Leite

1% da tecnologia 5G
Dados da Frente Nacional de Prefeitos aponta que pouco mais de 1% dos municípios do País tem legislações adequadas para a implementação da tecnologia 5G, conforme o Movimento Antene-se. 
 
Encontro virtual
Diante desse cenário, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) promoveu encontro virtual para debater os desafios e oportunidades de desenvolvimento dessa nova geração tecnológica.
 
Reflexão
“É fundamental fazer essa reflexão, porque o setor passa ter um caráter ainda mais estratégico para transformação digital que estamos tendo com o 5G”, avaliou o prefeito de Jaguariúna/SP, vice-presidente de Telecomunicações da FNP. 
 
Apto
No final do ano passado, Suzano foi classificado entre um dos 19 municípios brasileiros aptos a receber a tecnologia 5G, que seria a quinta geração de internet móvel a chegar no País, com maior alcance e velocidade. 
 
5 cidades
Em todo o Estado, apenas cinco cidades contam com legislação atualizada para receber o serviço, sendo que no Alto Tietê Suzano é pioneira com a Lei Municipal nº 5.236/2020, que garante a instalação de estruturas de suporte à Estação de Rádio-Base (ERB), incluindo equipamentos de antenas em estações compactas.
 
Operadoras
Em âmbito nacional, as operadoras Claro, Vivo e TIM arremataram três lotes na faixa de 3,5 GHz durante o principal leilão da tecnologia móvel 5G, realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 
 
Cronograma
De acordo com o cronograma definido pelo Ministério das Comunicações, todas as capitais devem ser atendidas com a tecnologia até julho de 2022 com o objetivo de sanar as deficiências de infraestrutura, modernizar as tecnologias de redes e massificar o acesso a serviços de telecomunicações do Brasil.
 
Estruturas compatíveis
Para garantir o serviço, as empresas devem instalar estruturas compatíveis e devidamente aprovadas pela Anatel, conforme legislação federal, em territórios aptos a receber o equipamento, como é o caso de Suzano.