Narim do PMN
O pré-candidato a prefeito pelo PMN de Suzano, Narim Purgatto, encaminhou nota à coluna Lance Livre para aprovar a iniciativa da Rede DS sobre a realização do debate entre os candidatos.
Importância
“Vejo com muita importância o debate por algumas razões: pelo fato do (DS) ser um dos maiores veículos de comunicação da cidade. Será uma grande oportunidade para a exposição dos candidatos”, disse Narim.
Objetivos e ideais
Para ele, o debate será um momento em que os candidatos poderão expor seus objetivos, seus ideais, e principalmente soluções, aquilo que o eleitor quer ouvir para bem do futuro da cidade.
Alterações da
reforma eleitoral
Com as alterações promovidas pela Reforma Eleitoral 2015 - 13.165/2015 -, os candidatos aos cargos de prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano deverão ficar atentos aos limites de gastos durante a campanha eleitoral.
Tabelas de valores
As tabelas com os valores por município estão anexadas na Resolução 23.459/2016, situada no link “normas e documentações” das Eleições 2016, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
1º turno
Segundo a norma, no primeiro turno do pleito deste ano o limite será de 70% do maior gasto declarado para o cargo de prefeito ou vereador em 2012, na circunscrição eleitoral em que houve apenas um turno. Nos locais onde houve dois turnos nas últimas eleições municipais, o limite será de 50%. Já para o segundo turno das eleições deste ano, o teto fixado para as despesas corresponde a 30% dos 70% fixados para o primeiro turno.
Municípios e
eleitores
No caso de municípios com até 10 mil eleitores, o limite de gastos será de R$ 100 mil para campanha de prefeito e de R$ 10 mil para vereador, sendo considerado como base o número de eleitores no município na data do fechamento do cadastro.