Envie seu vídeo(11) 97569-1373
segunda 24 de junho de 2019

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/06/2019
Governo do Estado - Feminicídio
PMMC AGASALHO
PMMC JUNHO VERDE

Lance Livre 18-05-2019

Por Edgar Leite17 MAI 2019 - 23h59
Seminário
O segundo painel do Seminário Internacional que aconteceu no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, teve como tema “Eleições e Fake News no Mundo”. 
 
Mediação
O assunto foi mediado pelo membro do Comitê Executivo da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) e assessor especial da Presidência da Corte Eleitoral, Rogério Galloro.
 
Irreversível
O diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ideia Big Data, Maurício Moura, disse que o fenômeno fake news é algo irreversível e que é preciso combater a oferta de notícias falsas. 
 
Ilustração
Para ilustrar, apresentou exemplos de casos ocorridos durante campanhas eleitorais nos Estados Unidos e na Índia. Moura realçou que a medida mais efetiva para enfrentar o problema é a educação. 
 
O poder do  
WhatsApp
Números sobre o uso de WhatsApp no Brasil foram apresentados pelo coordenador de projetos – Democracia e Tecnologia - do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS RIO), Marco Konopacki. 
 
Segundo  
maior mercado
Ele disse que o País é o segundo maior mercado mundial do aplicativo, utilizado por 120 milhões de brasileiros para se comunicar. 
 
Canal de  
informação
Esse canal de informação tem se tornado o preferido de grupos propagadores de informações falsas. 
 
Potencial
De acordo com Konopacki, o WhatsApp tem um potencial virtual muito relevante, capaz de atingir até 65 mil pessoas por meio de um único clique. “É importante entender que existem, sim, métodos e formas de organização que se aproveitam do alto engajamento da população para, através da criação de gatilhos, iniciar campanhas que de fato prejudicam o debate eleitoral, interditam o verdadeiro debate público. E é isso que devemos tomar bastante cuidado quando se pensar nesse assunto”, observou.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias