terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 20-06-2018

19 junho 2018 - 23h59
Curso de  
uniformes  
escolares
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, ofereceu o curso “Uniformes Escolares: características dos materiais, parâmetros de qualidade, segurança e conforto”. 
 
Objetivo
O objetivo da ação foi tornar a linguagem têxtil mais acessível, além de auxiliar e orientar servidores municipais responsáveis pela elaboração de licitações na área.
 
Manual
O curso tem origem no “Manual de especificações técnicas para uniformes escolares”, documento que apresenta orientações sobre parâmetros de qualidade para a produção e aquisição das peças do vestuário escolar, lançado em 2017 pelo Laboratório de Tecnologia Têxtil do IPT.
 
Aulas
“A ideia das aulas é trazer toda a informação do manual para o público das prefeituras e tornar a linguagem têxtil mais acessível a eles”, enfatiza a pesquisadora assistente do Laboratório e instrutora do curso, Rayana Santiago de Queiroz.
 
Organizadores
Segundo os organizadores, o conteúdo do curso foi dividido em duas partes, com carga total de oito horas. 
 
Critérios
A segunda seção foi reservada para responder dúvidas dos participantes e explicar os critérios válidos nas especificações dos uniformes. 
 
Problemas
Alguns dos problemas mais comuns nas licitações são instruções vagas para a confecção do material, que possibilitam a fabricação de modo diferente daquele buscado pelas prefeituras ao realizar a aquisição.
 
Plataforma
O curso foi promovido pela “Plataforma Pró-Municípios” do IPT. A iniciativa também contou com um momento para a troca de experiência entre participantes de várias prefeituras de cidades paulistas. A ferramenta fornece apoio a gestores públicos com conhecimento técnico em Engenharia e Tecnologia.