quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 21-06-2018

20 junho 2018 - 23h59Por Edgar Leite
Denúncia On-line
O sistema Denúncia On-line, que recebe queixas relativas a propaganda eleitoral, já está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE).
 
Objetivo
O objetivo do sistema, que existe desde 2002, é coibir a propaganda eleitoral de rua, antecipada ou irregular, por meio de reclamações que podem ser enviadas por cidadãos de todo o Estado.
 
Registro
A partir do registro no sistema, a denúncia é encaminhada ao juiz da zona eleitoral onde houve a propaganda. 
 
Presença de  
irregularidade
Caso constate a presença de irregularidade, o juiz notificará o responsável para a retirada em 48 horas. Na hipótese de cumprimento da determinação, o procedimento é arquivado. 
 
Ministério Público
Caso contrário, a ocorrência será encaminhada ao Ministério Público Eleitoral para providências cabíveis. O eleitor poderá acompanhar o andamento de sua denúncia pelo sistema.
Procedimento
A denúncia deve ser registrada por meio de formulário. Nele, o denunciante indica a localização e o endereço da propaganda que entende ser irregular, o seu conteúdo e os nomes dos pretensos candidatos ou partidos políticos que nela constam. 
 
Fotografias
É obrigatório anexar fotografias, e o sistema não recebe denúncias anônimas.
 
Propaganda de rua
O Denúncia On-line se restringe à propaganda de rua em vias públicas, locais de uso comum (cinemas, centros comerciais, templos, ginásios, etc.) e bens particulares (em tamanho superior a 0,5m2). 
 
Reclamações
As reclamações sobre propagandas veiculadas em rádio, televisão, jornais, revistas, internet e sobre a distribuição de brindes devem ser levadas ao Ministério Público Eleitoral, que é competente para representar ao TRE.
 
Sanções
A Lei nº 9.504/1997 indica que a violação das determinações relativas à propaganda eleitoral sujeitará o responsável pela divulgação e o beneficiário da propaganda.