sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 23-11-2017

23 novembro 2017 - 05h00
Reajuste do IPTU
Reajuste de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sempre é motivo de dor de cabeça para os prefeitos. A medida impopular traz desgastes políticos.
 
Força tarefa
Em Suzano, o prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR), reuniu uma “força tarefa” para tentar explicar o aumento para o ano que vem. 
 
Inconformado
Mas o contribuinte ainda está inconformado com a situação. 
 
Polêmica
Em São Paulo, também teve polêmica. No entanto, a gestão João Doria (PSDB) desistiu de atualizar a Planta Genérica de Valores (PGV) da cidade de São Paulo no próximo ano. 
 
Correção só  
pela inflação
Depois anunciou que o IPTU será corrigido só pela inflação de 2017 - que deve ficar em torno de 3% - para a maioria dos imóveis. 
 
Na Capital
O reajuste pela inflação valerá para 70% dos contribuintes da Capital. Cerca de 500 mil, 30% dos pagantes, ainda têm aumentos represados do último reajuste da PGV, em 2014. 
 
Crise econômica
Ao anunciar o reajuste apenas pela inflação, Doria citou a crise econômica, que vem provocando variações atípicas nos preços dos imóveis. 
 
Seria possível?
Muita gente ligada ao meio político de Suzano não sabe, no entanto, se seria possível que a administração Rodrigo Ashiuchi conseguisse seguir pelo mesmo caminho: a correção somente pela inflação.
 
Mil prefeitos
Cerca de mil prefeitos realizaram, em Brasília, Mobilização Municipalista em Brasília, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
 
Campanha
A mobilização compõe a campanha Não Deixem Os Municípios Afundarem, e para ilustrar a realidade municipal, o movimento municipalista alocou um barco inflável no mesmo gramado.