quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 24-12-2019

23 dezembro 2019 - 23h59Por Edgar Leite
100 mil cargos  
cortados
Nos últimos dois anos, foram extintos mais de 100 mil cargos da administração federal, informa o site do Congresso em Foco. 
 
27,5 mil
Segundo o portal, os 27,5 mil cortados na última sexta-feira (20) se somam aos 13 mil eliminados em abril, também pelo presidente Jair Bolsonaro, e aos 60,9 mil cancelados ainda pelo ex-presidente Michel Temer, em janeiro de 2018.
 
Cargos vagos
Ainda segundo o Congresso em Foco, a maioria dos cortes atinge cargos vagos e funções que não têm sido mais exercidas no serviço público. 
 
Novo decreto
No novo decreto, porém, estão cerca de 13 mil vagas ainda ocupadas, que só serão extintas depois que os atuais servidores deixarem suas posições, ou seja, quando se aposentarem.
 
Ouvidorias  
da Câmara 
As ouvidorias da Câmara e do Senado realizaram em outubro pesquisa nacional de opinião pública para conhecer quais redes sociais os brasileiros mais usam e como se comportam em relação às notícias falsas (fake news). 
 
Levantamento
O levantamento e o processamento dos dados foram feitos pelo DataSenado. Foram entrevistados 2.400 cidadãos de todos os estados. A pesquisa também abordou temas acerca da privacidade de dados na internet.
 
Resultados
Os resultados da pesquisa, que serão discutidos em audiência pública no dia 12 de dezembro, indicam que as fontes de informação de uso mais frequente, nesta ordem, são: Whatsapp, televisão, Youtube e Facebook. Em seguida aparecem os sites de notícias, Instagram, rádio, jornal impresso e Twitter.
 
Público
O público mais jovem tem utilizado menos a televisão e mais as mídias digitais, como Youtube e Instagram.
 
Resultados
Os resultados indicam que os brasileiros acreditam que os conteúdos nas redes sociais têm grande influência sobre a opinião das pessoas, e 45% dos entrevistados indicaram que informações vistas em redes sociais influenciaram a decisão de voto nas eleições.