114 mil assinaturas contra corrupção
O Estado de São Paulo atingiu a marca de 114 mil assinaturas coletadas para a campanha "10 medidas contra a corrupção".
Meta
Com isso, ultrapassou a meta de 0,3% dos eleitores do Estado, exigida pela Constituição para apresentação de projetos de iniciativa popular à Câmara dos Deputados.
Fichas de apoio
O número foi alcançado, em um evento promovido por voluntários da campanha para entregar fichas de apoio a representantes do Ministério Público Federal.
Os participantes coletaram cerca de 20 mil assinaturas.
Procuradores
Os procuradores da República Deltan Dallagnol e Thaméa Danelon Valiengo compareceram ao evento para receber as fichas subscritas e agradecer o engajamento dos voluntários.
Iniciativa do MPF
A campanha é uma iniciativa do MPF, mas precisa ser abraçada pela sociedade para que os projetos de lei sejam apresentados ao Congresso.
Dez medidas
As 10 medidas buscam tornar mais eficaz a punição de agentes corruptos por meio da reforma do sistema de prescrição penal e aumento das penas, entre outras propostas.
Telefonia
Nesta semana, o presidente da empresa Claro no Brasil, José Antonio Félix, esteve na Assembleia Legislativa para participar da reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito das Empresas de Telecomunicações, presidida pelo deputado Orlando Morando (PSDB).
Causas das
reclamações
A CPI investiga as causas do grande número de reclamações dirigidas aos órgãos de defesa do consumidor envolvendo os serviços de telefonia fixa, móvel, internet e televisão por assinatura no Estado de São Paulo.
Aumento
das queixas
O representante da Claro foi questionado por Orlando Morando sobre o aumento das reclamações feitas por usuários, sobretudo em relação a cobranças consideradas indevidas.
Números
Estas totalizaram 6.108 em 2014, sem computar outras queixas relacionadas à qualidade dos serviços, problemas de contratos e serviços de atendimento aos clientes.