Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Logo de aniversário de 60 anos
domingo 19 de setembro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/09/2021
PMMC REDESCUBRA MOGI
SEC DE GOVERNO - CAMPANHA: CORONAVIRUS - VALE GÁS - FASE II
CREA-SP

Lance Livre 25-07-2021

Por Edgar Leite25 JUL 2021 - 05h00

Ministério do Trabalho
Sindicatos que representam trabalhadores de diferentes setores no Alto Tietê dividem opiniões sobre a possível recriação do Ministério do Trabalho. 
 
Ação política
Uma parte avalia que a reforma ministerial é uma ação política para Jair Bolsonaro (sem partido) se manter no poder, enquanto outros consideram a recriação positiva. O antigo Ministério do Trabalho, que deverá ser chamado Ministério do Emprego e da Previdência Social, está atualmente incorporado no Ministério da Economia. 
 
Pasta extinta
A pasta foi extinta logo no início do governo de Jair Bolsonaro, em janeiro de 2019. Com a recriação, o ministério deve ser comandado por Onyx Lorenzoni, que hoje ocupa a função de ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. 
 
Central do Brasil
Segundo Valmir de Lemos, representante do Sindicato Central do Brasil, entidade que representa ferroviários e funcionários que atuam nas linhas que atendem o Alto Tietê, a recriação do Ministério pode ser vista com desconfiança. 
 
Mesma linha
Na mesma linha de raciocinio, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública de Poá (Sintep), Edgar Passos, também avalia que a recriação da pasta é apenas uma jogada política, sem benefício para os trabalhadores. 
 
Desconfiança
Mesmo com desconfiança diante da possibilidade, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano, Pedro Benites, ressaltou a importância do ministério existir, mas pontua fatores a serem melhorados.
 
Comércio Varejista
Por outro lado, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio), Valterli Martinez, estima que a recriação do Ministério do Trabalho seja benéfico para a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), já que cumpria a função de mediador das negociações que ocorriam. 
 
DS 60 anos
A jornalista e colunista social Lana Camargo será a entrevistada desta segunda-feira, dia 26 de julho, às 17 horas na série ‘DS 60 anos’.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias