sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 28-06-2020

27 junho 2020 - 23h59Por Edgar Leite
PSD
O PSD, cujo líder máximo no Alto Tietê tem o deputado federal Marco Bertaiolli, aguarda uma definição do deputado estadual Estevam Galvão de Oliveira (DEM), para decidir qual será o apoio nas eleições deste ano.
 
Aviso
Bertaiolli já avisou: O PSD vai caminhar, em Suzano, com quem o deputado Estevam definir. Trata-se de um cumprimento de acordo político, feito bem antes do início do processo eleitoral em Suzano.
 
Sem definição
O próprio Estevam Galvão ainda não definiu se vai ou não disputar as eleições em Suzano ou quem deve apoiar. Por enquanto, o DEM tem como pré-candidato Jorginho Romanos, que é o coordenador da União Democrática de Suzano (UDS).
 
Ano eleitoral
Em ano eleitoral, partidos políticos de Suzano tentam se articular para a disputa. No entanto, começam a ver que, neste ano, há dificuldades em montar chapas de vereadores.
 
Sem alianças
É que, em 2020, será a primeira eleição que os partidos não poderão fazer alianças para disputar as câmaras municipais. 
 
Votos
Antes, os votos dados a todos os partidos da aliança eram levados em conta no cálculo para a distribuição das vagas.
 
30%
Cada partido deverá também reservar a cota mínima de 30% das candidaturas para mulheres.
 
O que é preciso?
Para se candidatar a algum dos cargos, é preciso, essencialmente, ter 21 anos para prefeito ou vice e 18 anos para vereador, e ser filiado a um partido político, este que deverá registrar seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes do pleito. 
 
Propaganda  
eleitoral
Os pré-candidatos nas eleições deste ano na região também já sabem que a propaganda eleitoral será permitida somente após o dia 15 de agosto, desde que não envolva o pedido explícito de voto (a lei não considera propaganda eleitoral antecipada o anúncio de pré-candidatura ou a exaltação pelo pré-candidato de suas qualidades pessoais).