Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 29 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/10/2020
PMMC MULTI 2020
Pms Coronavírus - Fase Verde
PMMC OUT ROSA
Pmmc Sarampo Outubro
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Lance Livre 28/02/2016

28 FEV 2016 - 08h00

Até abril

Os secretários municipais que pretendem se candidatar a vereador nas eleições deste ano têm até o mês de abril para deixar os cargos.

Estabelecidos

Os prazos de desincompatibilização são estabelecidos pela Justiça Eleitoral e preveem que membros do primeiro escalão deixem os postos até seis meses antes do pleito, que neste ano é no dia 2 de outubro.

Grupo de secretários

Em Suzano, a informação que chegou à coluna Lance Livre é de que pode haver um grupo de secretários deixando o cargo para disputar as eleições.

Na lista

Estão na lista, por exemplo, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha (Infraestrutura e Obras); Emerson Taboada de Faria Filho, O Maria do Lava Rápido (Esportes); José Raimundo de Araújo Diniz (Governo); Rafael Garcia (Desenvolvimento Econômico), e Vagner Pereira Pinto (Planejamento e Governo Comunitário). Nenhum deles, no entanto, confirmou a provável saída do governo.

Contas do

quociente eleitoral

Os partidos políticos de Suzano já estão fazendo contas para saber a quantidade de votos para eleger um vereador. É o chamado quociente eleitoral, que é o resultado da divisão entre o número de votos válidos pelo número de vagas para o cargo em disputa nas eleições proporcionais. Nem sempre os mais votados são eleitos, segundo regra do quociente eleitoral.

Matemática utilizada

A matemática utilizada pela Justiça Eleitoral para definir quem tomará posse ou não na Câmara dos Vereadores é um pouco mais complicada do que pensa muita gente e bem diferente da aplicada sobre quem disputa o cargo de prefeito.

Proporcionais

De acordo com a lei, os vereadores, assim como os deputados federais, estaduais, distritais, são eleitos segundo as regras das eleições proporcionais.

Majoritárias

Diversamente do que ocorre nas eleições majoritárias (presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, prefeito e vice-prefeito, e senador), nem sempre os candidatos mais votados ocuparão uma vaga na Casa Legislativa.

Partido ou coligação

É necessário que o partido ou a coligação a que pertença o candidato, obtenha um número mínimo de votos, expresso por meio do coeficiente eleitoral.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias