sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lance Livre

Lance Livre 31-12-2021

31 dezembro 2021 - 05h00Por Edgar Leite

Sete rankings
O ano de 2021 termina com Suzano se destacando em pelo menos sete rankings oficiais voltados a diferentes áreas da administração pública. As informações são da Secretaria de Comunicação Pública (Secop).
 
Índice de Cidades
Ao longo deste período, o município administrado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi foi referência citada no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), no Desafios da Gestão Municipal (DGM) 2021, na análise de Capacidade de Pagamento (Capag), no Ranking do Saneamento 2021, no Ranking de Competitividade dos Municípios, no Ranking Cidades Amigas da Internet e no Ranking de Execução Orçamentária.
 
Empreendedoras
Logo em janeiro, Suzano apareceu pela primeira vez no ranking geral do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). O levantamento nacional, desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em parceria com a organização Endeavor, incluiu o município na 32ª posição. No mês seguinte, em fevereiro, a cidade marcou presença pelo segundo ano consecutivo no Desafios da Gestão Municipal (DGM), estando entre os cinco municípios que mais avançaram no País. 

25 posições
De acordo com a análise, Suzano ganhou 25 posições na década e duas colocações em comparação ao ano anterior, estando na 27ª colocação nacional.
 
Abril
Já em abril, pelo terceiro ano consecutivo, Suzano alcançou a nota máxima na análise de Capacidade de Pagamento (Capag), promovida pela Secretaria do Tesouro Nacional, vinculada ao Ministério da Economia. Na oportunidade, o município conseguiu a classificação “A”, repetindo em 2020 o feito verificado também nos anos de 2019 e 2018.
 
Saneamento 2021
No mesmo mês, o Ranking do Saneamento 2021, elaborado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a consultoria GO Associados, apontou Suzano com o 10º melhor Saneamento Básico do País, considerando as cem maiores cidades brasileiras. De 0 a 10, a nota conferida ao serviço oferecido aos munícipes suzanenses é 8,65, conforme os parâmetros analisados. 
 

A cidade ainda possui o melhor saneamento do Alto Tietê e é o 6º melhor do Estado. Em relação ao ano anterior, quando ocupava a 15ª colocação no ranking, a cidade avançou cinco posições.