Lance Livre

Lance Livre 12-09-2017

12 SET 2017 • POR Edgar Leite • 05h00
Votação  
proporcional
A Câmara Federal volta do feriado tendo como prioridade a reforma política. O plenário pode voltar ao assunto hoje. 
 
Emenda
É a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o sistema eleitoral para os cargos proporcionais, ou seja, deputados e vereadores, e cria um fundo público para financiamento das eleições.
 
Candidatos  
da região
Há candidatos da região muito atentos sobre as mudanças e tudo o que está sendo votado em Brasília.
 
Aguardando  
decisões
Aliás, nesta semana, a coluna Lance Livre conversou com um político de Suzano que afirmou: ainda analisa a possibilidade de ser candidato a deputado. “Tudo vai depender das decisões, em Brasília, sobre o futuro do processo eleitoral”.
 
Tema polêmico e sem acordo
O tema é polêmico e ainda não há acordo. É preciso definir, por exemplo, se o sistema adotado será o do chamado Distritão, que é o sistema majoritário, já para o pleito de 2018.
 
Texto-base
A ideia é votar o texto-base agora e deixar os destaques para sessões posteriores. Essa PEC é relatada pelo deputado Vicente Cândido (PT).
 
Reforma política
Outra proposta que trata da reforma política também está na pauta. Trata-se da PEC relatada pela deputada Shéridan (PSDB), que altera regras de coligações nas eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para ter direito ao horário gratuito de rádio e televisão e para os recursos do fundo partidário.
 
Bicicletas  
em ônibus
A Comissão de Viação e Transportes aprovou proposta que permite às empresas de transporte coletivo instalar suportes para bicicleta em seus ônibus.
 
Suportes
Os suportes poderão ser instalados na parte traseira ou dianteira dos ônibus, que passariam a ser chamados de “bike bus”, de acordo com o projeto de lei 1488/15, do deputado Rogério Rosso (PSD-DF).