Cidades

Após cinco dias da queda de um muro em escola, alunos retornam para salas de aula

Atividades foram paralisadas quando duas salas da unidade ficaram danificadas

22 NOV 2017 • POR Lucas Lima - De Suzano • 07h00
Aulas foram suspensas na sexta-feira (17) para crianças, de 4 meses a 3 anos - Sabrina Silva/Divulgação

As aulas da Escola Municipal (EM) Vereador Antônio Teixeira, localizado no Jardim Monte Cristo, reiniciam nesta quarta-feira (22) para 98 alunos. As atividades foram paralisadas quando duas salas da unidade ficaram danificadas, após o muro de uma oficina desabar no local. De acordo com a Prefeitura, equipes da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos trabalharam neste fim de semana para recuperar o telhado dos lugares atingidos.

O DS esteve na escola nesta terça-feira (21) pela manhã e constatou que estava sendo realizada a limpeza das salas e do pátio. Além disso, havia dois funcionários fazendo reparos em janelas, que foram danificadas, segundo eles, por vândalos.

"Apesar do susto, não houve prejuízos e todas as medidas necessárias foram tomadas. A maior parte das obras já está concluída, restando fazer a colocação do forro das salas afetadas e também a pintura. Todos os funcionários se engajaram no mutirão para garantir a limpeza e retomaremos a rotina como um dia normal e com segurança para os nossos alunos", destacou o secretário de Educação, Nazih Youssef Franciss.

Agentes da Defesa Civil realizaram desde a manhã de sexta-feira, a retirada de concretos do muro, de 1,10 metro de altura e 20 metros de extensão, que ficava ao lado da unidade de ensino. Ninguém ficou ferido, já que durante o desabamento, as crianças e funcionários haviam saído do local 15 minutos antes. De acordo com os técnicos da Defesa Civil, o muro foi construído irregularmente pelo responsável de um estabelecimento comercial. O prédio foi vistoriado e constatou-se que a estrutura não foi afetada. 

As aulas estão suspensas desde sexta-feira (17) para crianças, de 4 meses a 3 anos. Nesta quarta-feira (22), segundo a Secretaria de Educação, os alunos, que ficavam nas duas salas atingidas, serão realocados para locais alternativos da unidade, como brinquedoteca e sala dos professores, que serão adaptadas até que a obra esteja concluída. Até o próximo fim de semana, a Prefeitura pretende concluir a revisão da parte elétrica e a instalação do forro de PVC nas salas afetadas.