Viveiro Tomoe Uemura é inaugurado no Jardim Imperador
Trata-se de uma estrutura para dar suporte ao projeto de arborização e auxiliar na execução de programas de educação ambiental
9 ABR 2018 • POR De Suzano • 23h42
Viveiro Municipal tem como objetivo dar suporte ao projeto de arborização da cidade - Wanderley Costa/Secop
A Prefeitura de Suzano inaugurou no domingo (8) o Viveiro Municipal Tomoe Uemura. Ao lado do Parque Municipal Max Feffer, no Jardim Imperador, trata-se de uma estrutura para fortalecer as ações em prol do meio ambiente. O viveiro de plantas, viabilizado pela Diretoria de Parques, Praças e Jardins, vinculada à Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, tem como objetivo dar suporte ao projeto de arborização da cidade, além de auxiliar na execução de programas de educação ambiental.
A cerimônia oficial integrou as comemorações de aniversário de 69 anos de emancipação político-administrativa e contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi; da presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), a primeira-dama Larissa Ashiuchi; secretários municipais; e os vereadores Joaquim Rosa, Rogério Gomes do Nascimento e Gerice Lione. O evento teve a participação da Banda Lira, que abrilhantou a homenagem ao empresário Paulo Uemura, filho da patronesse do espaço inaugurado.
Nas dependências do viveiro, os visitantes podem conhecer centenas de tipos de mudas floríferas e frutíferas. A expectativa é que, no futuro, o viveiro possa servir como local de cursos de jardinagem do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe). “Esta gestão mostra, mais uma vez, que está disposta a desenvolver a cidade em todos os sentidos. Vamos desenvolver aqui, diversas ações com a rede municipal de ensino, levando aos alunos os conhecimentos da nossa flora. O conceito de educação ambiental será o carro-chefe desse equipamento. Nossa ideia é proporcionar um viveiro municipal produtivo e que seus frutos sejam visíveis em toda a cidade”, argumentou Ashiuchi.
O diretor do Departamento de Parques, Praças e Jardins, Márcio Alexandre de Souza, ressaltou que o projeto prevê o uso de 90% de material reciclado, de forma ecológica e sustentável - a água a ser utilizada, inclusive, será de reuso. A estrutura foi patrocinada integralmente pela iniciativa privada. “Vamos fazer um trabalho eficiente e que gere resultados. Vamos aproveitar até a água da chuva e com a parceria de outras secretarias e órgãos municipais, vamos proporcionar cursos e a integração com a comunidade local por meio do viveiro e inúmeros projetos que serão desempenhados aqui”, concluiu Souza.