Esportes

Suzano recebe Olimpíadas Especiais Brasil a partir desta sexta-feira

Evento para pessoas com deficiência intelectual reunirá mais de 300 participantes de sete Estados e ocorrerá em vários pontos da cidade até domingo

19 ABR 2018 • POR de Suzano • 16h19
Provas em Suzano terão início no sábado, às 8h30, em diversos pontos do município - Wanderley Costa/Secop-Suzano

Suzano receberá a partir desta sexta-feira (20) a edição 2018 das Olimpíadas Especiais Brasil, evento desportivo voltado a pessoas com deficiência intelectual. A realização é uma parceria entre a Prefeitura, o Lions Clube e a Fundação Special Olympics Brasil. As competições ocorrerão em vários locais durante todo o sábado (21) e na manhã de domingo (22). A cerimônia de abertura será realizada no Complexo Poliesportivo Paulo Portela (rua Barão de Jaceguai, 375, no centro), às 19 horas.

O evento contará com mais de 300 atletas, integrantes de comissões técnicas e familiares de sete Estados: São Paulo, Ceará, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Haverá disputas em dez modalidades desportivas: Tênis, Tênis de Mesa, Natação, Bocha, Atletismo, Basquete, Judô, Vôlei de Praia, Ginástica Rítmica e Futsal. As Olimpíadas Especiais Brasil são também uma seletiva para o Special Olympics 2019, programado para ocorrer em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

As provas em Suzano terão início no sábado, às 8h30, em diversos pontos do município: Complexo Poliesportivo Paulo Portela, unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), Parque Max Feffer, Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas Nikkey) e Estádio Francisco Marques Figueira, o Suzanão. A cerimônia de encerramento será realizada no domingo, às 11 horas, no mesmo local da abertura. As atividades terão entrada franca.

Todos os atletas receberão medalhas de participação, reforçando o conceito de valorização do espírito esportivo e da superação. Paralelamente às competições, as Olimpíadas Especiais Brasil vão disponibilizar oficinas e atendimento aos participantes e às suas famílias, por meio do programa “Atletas Líderes”, no campus da Faculdade Piaget, localizada no Jardim Imperador.

A organização do evento, além de ter a participação da Prefeitura de Suzano, do Lions Clube, do Sesi e do Aceas Nikkey, contará com a ação de voluntários da sociedade civil. Foram realizadas recentemente adaptações nas escolas municipais que funcionarão como alojamentos durante o final de semana. Também são preparadas operações de logística e as cerimônias de abertura e encerramento.

Segundo o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, a realização das Olimpíadas Especiais no município representa um grande passo na união da comunidade em torno de uma meta comum, que é a celebração da superação de limites. “Este é um evento que valoriza o compromisso diante do esporte, a amizade e o respeito aos colegas competidores, como uma demonstração de superação das barreiras e dos preconceitos. Estas são lições poderosas que enobrecem o espírito humano e que nossa cidade deve e vai abraçar”, afirmou.