Cidades

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda-feira

Cidade pretende imunizar 90% do público-alvo da campanha. Expectativa é de que 74,1 mil pessoas dos grupos prioritários

23 ABR 2018 • POR Aline Moreira - De Suzano • 08h14
Vacina contra gripe começa na próxima segunda-feira em Suzano - Arquivo/DS
A campanha de vacinação contra a gripe terá inicio nesta segunda-feira (23) e tratará da imunização de todos os grupos com maior vulnerabilidade ao vírus Influenza, causador da gripe. 
 
A princípio serão vacinado os trabalhadores da área da saúde, indígenas e pessoas com mais de 60 anos. A partir do dia 2 de maio serão imunizadas crianças com até 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres com parto recente de até 45 dias). Pessoas com doenças crônicas, profissionais da educação e pessoas encarceradas serão priorizadas a partir do dia 9 de maio. 
 
A Secretaria Municipal de Saúde informou que pretende imunizar cerca de 90% do público-alvo nesta etapa da campanha. A meta é vacinar cerca de 74,1 mil pessoas dos grupos prioritários. A vacina estará disponível nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O horário de vacinação será entre 8 e 15h30.
 
A princípio, 32 mil doses da vacina estarão disponíveis, os estoques serão repostos mediante a procura da população nos postos de saúde. "O trabalho da campanha de vacinação tem como objetivo a prevenção de casos de gripe H1N1 e demais variantes do vírus Influenza. Os casos nos hospitais públicos são tratados de acordo, e a prevenção se faz com a assepsia dos ambientes", informa a pasta de saúde. 
 
De acordo a Secretaria Municipal de Saúde, nesta época do ano, o número de pacientes no Pronto Socorro (PS) Adulto e Infantil aumenta cerca de 50% em virtude da gripe. Vale destacar que o 'Dia D' de vacinação será realizado no dia 12 de maio (sábado), nos postos de vacinação das 8h às 17h. 
 
A campanha tem previsão de encerramento em 1º de junho.