Cultura

Farofa Festival de Fotografia confirma 2ª edição em Suzano

Evento vai ocorrer entre os dias 17, 18 e 19 de agosto; inscrições já estão abertas

26 ABR 2018 • POR De Suzano • 23h10
Inscrições já estão abertas e se encerram no dia 17 de junho; detalhes foram acertados em reunião - Divulgação
O Farofa Festival de Fotografia confirmou nesta quinta-feira (26), sua segunda edição para os dias 17, 18 e 19 de agosto, em Suzano. A data coincide com o Dia Internacional da Fotografia, que é comemorada no dia 19 de agosto. A novidade para este ano é uma convocação aberta para qualquer pessoa que goste de fotografia. 
 
“A convocatória vai permitir que qualquer pessoa que goste de fotografia possa participar do festival. Queremos que mais apaixonados se juntem a nós’’, disse Carlos Magno, fotógrafo e um dos organizadores do evento.
 
Os idealizadores do projeto se reuniram com o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), para definir os pontos do Festival. Participaram ainda da reunião o vice-prefeito Walmir Pinto, vice-prefeito da cidade, e Givanildo Costa, diretor da Digidom Suprimentos e parceiro do festival.
 
Ainda sobre a convocatória, os organizadores destacaram que o objetivo é dar visibilidade para os trabalhos documentais e autorais.
 
“Buscamos trabalhos assim, sem o viés comercial e que traga uma narrativa com um viés de documentação de algo. Queremos ver o que as pessoas estão produzindo’’, completou Magno. O fotógrafo lembra que não precisa ser profissional para participar. “Precisa amar a fotografia e ter um projeto fechado e consolidado’’.
 
Inscrições
Cada participante pode enviar até três ensaios e cada pode ter entre seis e dez imagens. Não há um tema estabelecido. As inscrições já estão abertas e se encerram em 17 de junho. O primeiro colocado participará de uma das mesas de debate do Festival para contar de seu projeto. 
 
“Nossa ideia é agregar cada vez mais pessoas e trabalhos de diversos tipos. Queremos popularizar a fotografia documental na região”, contou Magno. As informações completas estão na página do festival no Facebook.
 
Rodrigo Ashiuchi disse que o evento é um momento importante para a cidade. “O festival abre portas para nossa comunidade em termos de criatividade e de reconhecimento e coloca a nossa cidade como um polo cultural, fomentando a fotografia como manifestação artística”.