Cidades

Pátio de carros e motos no Casa Branca tem segurança reforçada

Além desses itens, alguns moradores opinaram sobre o futuro do local, argumentando que o ideal seria a construção de uma área de lazer

1 MAI 2018 • POR Aline Moreira - de Suzano • 00h08
Antigo pátio do Monte Cristo foi desativado em 2016 e um leilão foi realizado há cerca de dois anos para a destinação final das sucatas que lá se encontravam - Sabrina Silva/Divulgação

Suzano está reforçando a segurança no pátio de veículos do Casa Branca, o único existente na cidade, após a desativação do pátio do Monte Cristo. O pátio do Casa Branca é dividido em duas unidades, sendo uma para carros e outra para motocicletas. Segundo informações da Prefeitura, as unidades estão cheias de veículos, mas não superlotados. 

A Prefeitura reforça que, como medida de segurança, um muro mais alto foi construído em volta do Pátio, um sistema de monitoramento também foi instalado. Segundo a pasta, a segurança no local também foi reforçada. 

O antigo pátio do Monte Cristo foi desativado em 2016 e um leilão foi realizado há cerca de dois anos para a destinação final das sucatas que lá se encontravam. "As mesmas já foram retiradas pelos compradores", confirma a pasta. 

Pátio atrai mosquitos, população reclama de furtos 
 
Moradores do Casa Branca não estão satisfeitos com o Pátio de Veículos localizado no bairro. As principais queixas são os furtos que ocorrem dentro do local, que geram preocupações com a falta de segurança do bairro e o acumulo de água que fica após uma chuva forte. Neste último caso, os problemas são os mosquitos que se desenvolvem na água parada, como por exemplo, o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. 
 
Além desses itens, alguns moradores opinaram sobre o futuro do local, argumentando que o ideal seria a construção de uma área de lazer. O DS apurou que as condições do local não são boas. Mato alto, quase encobrindo alguns carros, são visíveis. Entulhos de carcaça de veículos também estão no local. Muitos carros e ônibus dividindo o mesmo espaço. Ainda segundo os moradores, a fiscalização da Prefeitura não está periodicamente no local para realizar as devidas vistorias. Vale destacar que existem dois pátios para veículos no Casa Branca, um para automóveis e outro para motocicletas. O DS não conseguir apurar as condições do segundo local. 
 
Um funcionário de uma casa de rações localizado em frente ao Pátio explica que os furtos são mais constantes no Pátio de motocicletas.
 
Ele também conta que usuários de drogas costumam andar pelo local. "Faz um tempo que eu não fico sabendo de um assalto nesse Pátio de carros, mas no outro de baixo (motos) eu sei que tem. O problema é que não tem ronda aqui pelo bairro, nem carro da prefeitura eu vejo passando por aqui. Então os usuários aproveitam para entrar no Pátio", explica. 
 
O autônomo Ivo Lima, de 46 anos é morador do bairro há pouco tempo e diz que o Pátio deveria estar localizado em um local afastado, pois a proximidade com os moradores não é benéfica. "Esse Pátio acumula água da chuva e pode proliferar a dengue e com isso gerar doenças. Além dos mosquitos, o local acumula muito bichos como ratos e baratas. 
 
O local não é limpo o suficiente, por isso é perigoso. Precisa pegar todos esses carros e colocar em um local afastado e longe de moradia", explica.
 
Lima também acredita que o local deva ser usado para outros fins. "A Prefeitura pode aproveitar o local e fazer moradias para as pessoas de baixa renda e/ou em situação precária. Precisa vender a carcaça dos veículos e usar o dinheiro em prol da população", enfatiza. 
 
Além disso, Lima explica que a falta de policiamento no bairro é prejudicial à segurança coletiva. "Não há Guarda Municipal e ronda policial pelo bairro. Deveria ter algum policiamento por aqui, porque esse Pátio é perigoso", acrescenta. 
 
A dona de casa Erika Rodrigues, de 23 anos, acredita que a desativação do Pátio para a construção de uma área de lazer será melhor para os moradores do bairro. "Eu não vejo os problemas que o Pátio causa porque não moro na frente dele, mas sei que furtos de peças de carros são constantes e isso põe em risco a nossa segurança. Porque não desativar o Pátio e construir uma área de lazer para as crianças, garanto que será muito melhor", opina.