Lance Livre

Lance Livre 07-07-2018

6 JUL 2018 • POR • 23h59
Site 100% acessível
As prefeituras das cidades da região estão modernizando seus sites para interagir ainda mais com a população.
 
Recursos
Em Suzano, a Prefeitura já oferece acessibilidade digital em seu portal oficial na Internet: www.suzano.sp.gov.br, segundo a assessoria de imprensa. 
 
Novos recursos
Os novos recursos disponíveis viabilizam a navegação para pessoas com deficiências visuais e motoras.
 
Ferramentas
As ferramentas seguem as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), desenvolvidas pelo Departamento de Governo Eletrônico. 
 
Parte superior
A partir da barra instalada na parte superior do site, os internautas encontram atalhos para os recursos de navegação acessível. A página de acessibilidade do site também oferece links e orientação para instalação de softwares gratuitos necessários para a navegação. 
 
Principais  
ferramentas
De acordo com a Prefeitura, as principais ferramentas disponíveis são Alto Contraste, para pessoas com daltonismo; Aumento e Diminuição do Tamanho das Letras, para pessoas com problemas visuais; Acesso das Informações por Teclado, para pessoas com restrições motoras; e Descrição de Imagens, para deficientes visuais.
 
Testes
Ainda neste mês de julho, o departamento de informática da Prefeitura de Suzano realiza testes e ajustes técnicos para que a partir de agosto as ferramentas sejam definitivas.
 
Semana
O início da disponibilidade dos novos recursos no site da administração municipal ocorre justamente na semana em que se celebra a promulgação da lei federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência).
 
Determinação
A determinação entrou em vigor seis meses depois, em janeiro de 2016. A lei tem como objetivo assegurar e promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.