Lance Livre

Lance Livre 13-07-2018

12 JUL 2018 • POR Edgar Leite • 23h59
Arena de Suzano
A inauguração da Arena de Suzano, no Parque Max Feffer, reacendeu a esperança de que o município possa, novamente, ser colocado nos cenários estadual e nacional como a “cidade do vôlei”, como ocorreu nos anos 90.
 
Retomada ou  
‘mandos’ de jogos
Segundo a coluna apurou, há duas pretensões: a retomada de um time de vôlei da cidade ou a possibilidade de que “mandos” de jogos de outros times sejam realizados, em Suzano.
 
Federação Paulista
Conforme reportagem que o DS publicou na semana passada, a Federação Paulista de Vôlei (FPV) tem interesse em utilizar o ginásio.
Principal  
competição  
do País
O Campeonato Paulista de Voleibol Masculino é a principal competição de clubes de voleibol masculino do estado de São Paulo e o principal campeonato estadual do Brasil.
 
Organização
A competição é organizada pela FPV e dividida em duas divisões: Especial e Primeira Divisão.
 
Divisões
Ambas as divisões costumam ter número variável de equipes participantes a cada edição. A equipe vencedora Divisão Especial é designada campeã paulista de voleibol.
 
Característica
No passado uma característica bastante comum no campeonato era a associação de fortes equipes de outros estados com clubes de São Paulo para a disputa do Paulista, tornando-o uma espécie de "mini-Superliga". Desde 2009 o torneio não conta mais com tais equipes "estrangeiras" ao Estado.