Cidades

Tempo seco aumenta em 30% procura no PS; ingestão de água é recomendada

Índice representa o aumento diário de 225 pacientes nos casos relacionados a doenças respiratórias

20 JUL 2018 • POR Marília Campos - De Suzano • 21h15
Ingestão de água é uma das recomendações para esse clima seco - Sabrina Silva/Divulgação
A procura por atendimento médico no Pronto-Socorro (PS) Municipal de Suzano chega a crescer 30% durante os meses do inverno, de junho a agosto, quando o tempo seco tende a causar problemas respiratórios. O índice representa a expectativa de cerca de 975 atendimentos diários, enquanto a procura média é de normalmente 750 pacientes por dia, nos meses anteriores, de janeiro a maio. 
 
De acordo com a secretaria de Saúde, a direção do PS estabeleceu adequações de escalas para comportar o aumento da demanda neste período. Só no PS Infantil, a média diária de atendimentos neste ano é de 221 crianças. Durante os meses secos, o aumento de 30% representa 66 pacientes a mais sobre este índice.
 
Na região, apesar da recente frente fria que baixou os termômetros, a chuva é esperada há quase um mês, sendo que o período já é um dos mais secos dos últimos anos. As tardes ensolaradas desta semana já causaram incêndios na vegetação. Conforme publicado pelo DS, as queimadas no Alto Tietê cresceram mais de 230% no primeiro semestre deste ano. 
 
Umidade Baixa
A baixa umidade do ar, menor que 20%, é alarmante e tende a causar problemas respiratórios, alergias e viroses, além de desidratação e ressecamento da pele, olhos, e narinas. Portanto, vale ressaltar a importância da ingestão diária de ao menos dois litros de água.
 
Rinite, Faringite e Sinusite são algumas das principais ocorrências à saúde características deste período, geralmente causadas por poeira, poluição, vírus e bactérias no ar.
 
No caso da rinite, os dois primeiros tipos de partículas citadas causam coriza e espirros, como forma de defesa à poeira e poluição. Já a faringite é causada, sobretudo, pelos vírus e bactérias suspensos no ar, que também causam gripe e resfriados. 
 
A proliferação desses microrganismos nos seios da face tende a desenvolver a sinusite. Além dos incômodos da coriza, as dores na cabeça e rosto são os principais sintomas. Em todas as situações, a recomendação é hidratar-se. 
 
Além da ingestão de água e frutas, como melão e melancia, o uso ponderado de um umidificador de ar é recomendado. 
 
O tempo seco também pode ocasionar a conjuntivite alérgica, dermatites e irritabilidade na pele, além de intensificar o desconforto aos pacientes asmáticos, que sofrem com o estreitamento da passagem de ar nos bronquíolos dos pulmões.