Região

Alimentação saudável: nutricionistas elaboram cardápios de estudantes

Em Suzano, as 90 unidades escolares são proibidas de fornecer frituras aos 24.682 estudantes

22 JUL 2018 • POR Lucas Lima - da Região • 16h12
Em Poá, a Secretaria de Educação e do Departamento de Alimentação Escolar, iniciou o ano letivo oferecendo aos alunos da Rede Municipal de Ensino, refeições totalmente saudáveis, produzidas com alimentos in natura com qualidade e cardápio diversificado - Divulgação
As escolas municipais do Alto Tietê proporcionam alimentação saudável para os alunos da rede, recomendado por nutricionistas. Além disso, as secretarias de Educação realizam palestras, ações e projetos para conscientizar os estudantes do que devem comer corretamente. 
 
Em Suzano, as 90 unidades escolares são proibidas de fornecer frituras aos 24.682 estudantes. Exceto em datas comemorativas, quando as escolas organizam o que será servido e compram insumos com verba própria. Na rede, as refeições são compostas por arroz e feijão ou macarrão, carne, legumes e verduras. Em algumas ocasiões há fruta de sobremesa. Os cardápios da cada faixa etária são elaborados por nutricionistas do Setor de Alimentação Escolar. Além disso, a cidade realiza palestras nas escolas sobre a conscientização da boa alimentação. O mesmo setor dos nutricionistas planeja aumentar essas ações com o auxílio das estagiárias extracurriculares de nutrição.
 
Ferraz de Vasconcelos, que atende 19, 5 mil alunos em 45 escolas municipais, também proíbe o fornecimento de alimentos fritos nas unidades. Os alimentos oferecidos são: carnes, frutas, legumes, verduras, leite, arroz, feijão, macarrão, sucos naturais, vitaminas de frutas com leite, pães, biscoitos. As preparações são sempre cozidas, assadas ou servidas cruas no caso de frutas e saladas de folhas ou legumes.
 
Igual a cidade suzanense, os cardápios são sempre elaborados por um profissional de nutrição. 
Ações também são realizadas para alertar os malefícios da alimentação de gorduras, como palestras, reuniões e aulas especiais e práticas para os pais e alunos da rede municipal por funcionários das escolas como professores, coordenadores e nutricionistas.

Alimentos in natura

Em Poá, a Secretaria de Educação e do Departamento de Alimentação Escolar, iniciou o ano letivo oferecendo aos alunos da Rede Municipal de Ensino, refeições totalmente saudáveis, produzidas com alimentos in natura com qualidade e cardápio diversificado. A pasta afirmou que tem preocupação em oferecer aos alunos da educação infantil, fundamental e creches, alimentos com menor teor de sódio, gorduras e açúcar, evitando alimentos processados. O cardápio é reformulado mensalmente com inclusão de receitas saudáveis, que inclui frutas, legumes, carnes, peixe, aves, leguminosas e laticínios, previamente testadas pela equipe de nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar. Além disso, o órgão atende em toda a rede municipal, as crianças com restrições alimentares, oferecendo alimentos destinados a cada caso, procurando manter o mais próximo do cardápio original para que a criança não note diferenças.


Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, é responsável pela alimentação de 45.721 alunos em 206 unidades escolares de ensino infantil e fundamental. A responsável técnica pelo programa de alimentação escolar municipal é uma nutricionista habilitada que planeja e elabora os cardápios adequados a cada faixa etária. O objetivo é oferecer alimentos em quantidade e qualidade necessários para satisfazer as necessidades nutricionais do aluno, no período em que ele permanecer na escola, além de contribuir com a formação de hábitos alimentares saudáveis. Os estudantes que necessitam de atendimento diferenciado em razão de dietas restritivas na cidade recebem atenção especial por meio de cardápios que atendam as prescrições médicas de cada caso.


As preparações elaboradas nas escolas são todas cozidas ou assadas, de forma a garantir melhor os valores nutricionais de cada alimento. A maior parte dos alimentos oferecidos na alimentação escolar são in natura, como arroz, feijão carioca, fubá, macarrão, legumes em geral, folhosos verdes, raízes como mandioca, cenoura, mandioquinha, carne bovina como patinho moído, paleta em cubos, carne de ave como peito de frango, sobrecoxa desossada e sem pele, ovos, frutas de época, pão, leite em pó, café, achocolatado e compostos lácteo. A Secretaria Municipal de Educação possui um contrato com duas cooperativas agrícolas da cidade para o fornecimento de legumes e verduras direto do produtor.
As escolas, segundo a pasta, têm grande preocupação com a conscientização da boa alimentação e incorporam nos projetos pedagógicos atividades e ações que tratam da educação alimentar e nutricional. Exemplo disso foi o Afogado, servido em maio, quando todas as escolas se mobilizaram para tratar dos aspectos culturais e nutricionais desse prato típico da região. As unidades escolares também desenvolvem projetos de horta escolar.


O Departamento de Alimentação Escolar possui ainda um projeto de Educação Nutricional desenvolvido junto aos alunos das creches municipais (Infantil I, II e III - crianças com idade entre um e quatro anos), onde por meio de teatro e jogos, os alunos reconhecessem os alimentos como legumes, frutas e verduras.