Assistência Social

Suzano segue com ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Atividades visam atender mais de 1,5 mil pessoas e têm por objetivo estimular as denúncias de casos e a reflexão sobre o tema

3 AGO 2018 • POR de Suzano • 15h01
De 31 de julho até esta sexta-feira (3), o Cras Casa Branca realizou ações como abordagem social nas escolas e na feira livre daquela região - Wanderley Costa/Secop-Suzano

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano segue com as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que teve início em 13 de junho. As atividades voltadas para a comunidade têm por objetivo dar visibilidade ao tema, promover a reflexão a respeito e estimular as denúncias. Mais de cem pessoas estão envolvidas nessa atuação.

A mobilização ocorre nas áreas de abrangência das unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras): Parque Residencial Casa Branca, que se encerra nesta sexta-feira (3), Jardim Gardênia Azul (de 6 a 10), Cidade Boa Vista (de 13 a 17) e distrito de Palmeiras (20 a 24). O cronograma das duas últimas regiões ainda será definido e posteriormente divulgado.

Na prática, os Cras e os Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) promovem ações que proporcionam momentos de reflexão sobre o prejuízo do trabalho infantil para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, na tentativa de diminuir a aceitação social sobre essa prática. A iniciativa também visa estimular as denúncias, uma vez que são fundamentais para a identificação e o apoio às famílias com vistas à superação de situações de vulnerabilidade social que contribuem para o aumento dos casos.

De 31 de julho até esta sexta-feira (3), o Cras Casa Branca realizou ações como abordagem social nas escolas e na feira livre daquela região. Houve ainda orientação sobre o tema e atividades internas nas sedes do Movimento pelos Direitos da Pessoa com Deficiência Física (MDDF) e da entidade Luz do Amanhã e o Cine Cras, com o curta-metragem “Bilu e João” e o episódio “Uolace e João Vitor”, da série “Cidade dos Homens”.

Já de 6 a 10 de agosto (segunda a sexta-feira), atividades em alusão ao tema da luta pela erradicação ao trabalho infantil serão oferecidas em entidades localizadas no Jardim Gardênia Azul. Na segunda-feira (6), haverá diversas ações na Casa Nossa Senhora de Guadalupe, das 9h30 às 15h30. O público estimado é de 110 pessoas assistidas pelo Cras. Estão programadas oficinas ministradas pela unidade. No local, também estarão disponíveis faixas e panfletos informativos sobre o assunto.

Em 7 de agosto (terça-feira) haverá evento no Instituto Virtutis, das 8 às 17 horas. São esperadas 200 pessoas entre crianças e adultos. Logo cedo será oferecido um café da manhã e orientação geral para a população. Estão previstas ainda oficina sobre o tema, gincanas, dança e teatro.

O CEU Gardênia pretende receber 250 pessoas no dia seguinte (8), das 8 às 16 horas. Haverá exposição de faixas e banners com dizeres sobre o assunto e uma tenda exclusiva para orientação e preenchimento de fichas de inscrição para estágio. Estão previstas ainda oficinas de dança com as mães que frequentam a unidade, teatro no tema do trabalho infantil, com adolescentes atendidos no local, e oficina com um técnico do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) sobre programa Jovem Aprendiz. Também haverá batalha de rap e hip hop, com MCs do bairro.

No dia 9 de agosto (quinta-feira), o evento será na Escola Estadual José Benedito Leite Bartolomeu e na Comunidade Kolping, do Jardim São José, das 9 às 16 horas. Cerca de 550 pessoas devem participar. Dentro da programação estão distribuição de panfletos informativos e orientação acerca dos serviços ofertados pelo Cras.

Das 9 às 9h30, haverá também o acolhimento de currículos e o preenchimento de fichas de inscrição para estágio. Ao longo do dia, quem tiver interesse poderá participar de uma roda de conversa com técnicos do CIEE e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), sobre os programas Jovem Aprendiz e Jovem Cidadão, respectivamente. Representantes do Cras, do Kolping e da escola Bartolomeu abordarão o tema principal. Apresentações de teatro, dança do ventre, dança folclórica e street dance marcarão o período da tarde.

No último dia da programação no bairro (10), as atividades ocorrerão no Cras do Jardim Gardênia Azul, das 8 às 16 horas. São aguardadas cem pessoas referenciadas pelo Cras ou acompanhadas pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). No local, haverá uma tenda para distribuição de panfletos, orientação para a população, preenchimento de fichas de inscrição para estágio e coleta de currículos. À tarde, o Cine Cras vai disponibilizar um filme, com roda de debate. Um café será oferecido para marcar o encerramento da semana do PETI.

“Caso em todo esse processo ou por denúncia seja verificada alguma situação de trabalho infantil, todas as medidas cabíveis serão tomadas, inclusive em conjunto com o Conselho Tutelar. A criança será assistida, bem como a família também receberá o acompanhamento necessário”, explica o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, Murilo Inocencio.