Suzano

Ashiuchi inaugura USF no Jardim Brasil que atenderá 4 mil pessoas

Local conta com 5 consultórios, escovódromo, ala de ginecologia e odontologia, sala de inalação e imunização

18 AGO 2018 • POR Aline Moreira - de Suzano • 00h01
Unidade de Saúde da Família foi inaugurada nessa sexta-feira (17) pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi. Atenderá 4 mil - Irineu Júnior/Secop
O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR) inaugurou na manhã dessa sexta-feira (17), a Unidade de Saúde da Família (USF) Marcelino Maria Rodrigues, localizada no Jardim Brasil, no Distrito de Palmeiras. 
 
O novo equipamento público vai beneficiar a população do entorno e deverá atender mais de 4 mil pessoas por mês, entre crianças e idosos. O projeto da unidade vem da gestão anterior (2013), que paralisou as obras do prédio por tempo indeterminado. A atual gestão recuperou o projeto e investiu mais R$ 2 milhões para implantar todos os equipamentos e os setores médicos que estão dispostos hoje. 
 
A unidade conta com 5 consultórios médicos de diversas especialidades, como clínico geral e ginecologia; salas de coleta de exames; sala de imunização; sala de curativo; sala de inalação; farmácia; consultório odontológico e escovódromo. 
 
O local também dispõe de banheiros (femininos e masculinos) adaptados, sala de arquivos de prontuários e administração. “A unidade está bem completa para atender a necessidade de todos que passarem por aqui. Essa USF já era uma demanda antiga dos moradores e agora todos serão beneficiados com esse novo equipamento. Assim, muitos não terão que se deslocar até o PA de Palmeiras ou até o Centro para fazer um procedimento mais simples como uma inalação, por exemplo. A unidade já começa a funcionar com o pé direito com a Campanha da Vacinação contra Sarampo e Pólio que começa hoje e vai ficar até amanhã para o Dia D”, garante o prefeito.
 
Além disso, a unidade é totalmente informatizada e será a primeira do município a dispor um totem de atendimento aos pacientes. 
 
Inicialmente, a unidade irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, com campanhas especificas no fim de semana. Cerca de 30 funcionários, contanto com médico, enfermeiros, dentistas e parte administrativa, vão trabalhar no local. 
 
Durante a solenidade, estiveram presentes a primeira dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade e dirigente do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), Larissa Ashiuchi; o vice-prefeito Walmir Pinto; os secretários municipais; parlamentares da Câmara; a enfermeira responsável pela unidade, Samira da Conceição e representantes da família do patrono do posto e a comunidade local.