Suzano

Delegacia da Mulher comemora 3 anos e anuncia inquéritos eletrônicos

Nova medida buscará dar mais agilidade nas investigações e, diretamente, beneficiará atendimento à população

17 AGO 2018 • POR Marcus Pontes - de Suzano • 23h46
Evento marcou comemoração dos 3 anos da DDM - Sabrina Silva/Divulgação
A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Suzano completou, nesta sexta-feira (17), três anos de inauguração e anunciou que os inquéritos policiais passarão a ser realizados eletronicamente. A medida, realizada em todo o Estado, começará a ser implantada em setembro no Alto Tietê. Para a delegada Silmara Marcelino, o serviço vai permitir que atendimentos e investigações sejam mais ágeis.
 
Atualmente, o único serviço eletrônico realizado pela DDM é o de envio de solicitações à Justiça quanto a medidas protetivas, maioria para mulheres vítimas de agressão. Silmara pontuou que, com este serviço, houve mais agilidade nos atendimentos da delegacia. Ela pontuou quais serão os benefícios à região com a vinda dessa nova ferramenta. 
 
"Antigamente, a gente fazia as medidas protetivas e uma viatura, que estava do outro lado da cidade, tinha que voltar para levar a tempo no Fórum. Agora, a gente manda em questão de segundos, com um clique", explicou. 
 
Silmara fez balanço positivo no evento que marcou três anos da DDM. Para ela, as mulheres estão tendo mais coragem para denunciar abusos sofridos pelos companheiros. "As pessoas crêem que a violência doméstica aumentou. Sobretudo, na realidade, as mulheres estão ganhando coragem para denunciar. Hoje, por exemplo, elas estão deixando de lado àquela cultura de impunidade", disse a delegada, quando comentou sobre episódios de mulheres que se surpreenderam ao saberem que o marido seria preso. Em média, a DDM realiza 100 atendimentos por dia. Destes, cerca de 40 são medidas protetivas, o que totaliza a quase 400 no final do mês. "Este ano, foram mais de 20 agressores presos". 
 
Durante o evento, o delegado titular, da Delegacia Central, Edson Gianuzzi, falou sobre a importância da DDM na cidade. “Com uma delegacia especializada, as mulheres tiveram mais coragem para denunciar e mostrar que agressores vão para cadeia sim”.
 
Participaram do evento a presidente da Comissão da Mulher da OAB, Maria Margarida Mesquisa, e os delegados: Luciana Mat; Cleverson Omena, do 2º Distrito Policial (DP) de Suzano; do 1º DP de Ferraz, Marcio Cursino; da Homicídios, Rubens Ângelo; o deputado estadual Antonio Assunção de Olim (PP), o delegado Olim; o delegado Eduardo Boigues; e o presidente da OAB, Wellington da Silva Santos.