Região

Estudantes se concentram em frente à Câmara reivindicando 'Passe Livre'

Grupo se reuniu na Praça João Álvares e percorreu ruas até Casa de Leis da cidade

21 AGO 2018 • POR Marcus Pontes - de Itaquá • 15h08
Manifestantes se concentram em frente à Casa de Leis da cidade - Divulgação

Um grupo de estudantes realiza, nesta terça-feira (21), uma manifestação pacífica em frente à Câmara de Itaquaquecetuba. O ato, realizado pelo União Municipal dos Estudantes de Itaquaquecetuba e Democratizando, exige que a Casa de Leis interceda e cobre a Prefeitura quanto a criação do 'Passe Livre Estudantil'. 

Os manifestantes se reuniram na Praça João Álvares, no Centro. De lá, foram caminhando pelas ruas centrais da cidade, em direção à Casa de Leis. Com cartazes e palavras de ordem, os estudantes reivindicam a criação do benefício de gratuidade no transporte público da cidade. 

Ao DS, um dos participantes do movimento, Daniel Fernandes, disse que um caminhão de som foi emprestado aos manifestantes para chamar mais atenção quanto às reivindicações. À reportagem, a assessoria informou que a pauta está em estudo. E que ela será inclusa na licitação do transporte, que será realizada no final do ano. 

Cerca de 100 estudantes acompanham a sessão ordinária. Os demais foram impedidos de entrar, devido à capacidade máxima de visitantes no plenário da Casa de Leis. 

Manifestação passada

Em 2017, estudantes ocuparam o plenário da Câmara, em forma de cobrar o Legislativo para que análisasse de forma mais ágil a cassação do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), o qual foi alvo de investigação.