Fotoretrospectiva: exposição relembra 2017 pelas lentes do fotojornalismo
Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi recebe mostra da Arfoc até dia 31 em Suzano
24 AGO 2018 • POR Marília Campos - de Suzano • 23h31
Exposição conta com 60 imagens e foi inaugurada na 2º edição do Festival Farofa - Bruna Nascimento / Divulgação
A Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo (Arfoc-SP) apresenta em Suzano a XIII Mostra Anual de Fotojornalismo.
A exposição itinerante permanece no Centro Cultural Francisco Carlos Moriconi até o próximo dia 31, com 60 imagens que constituem a retrospectiva de 2017 pelas lentes do fotojornalismo. A mostra na cidade foi inaugurada no último final de semana, durante a 2º edição do Farofa Festival de Fotografia.
Durante os três dias de atividades voltadas à fotografia, o Farofa trouxe à Suzano a fotoretrospectiva da Arfoc, apresentada no Conjunto Nacional há pouco mais de um mês. Leonardo Benassatto, fotojornalista e diretor de comunicação da associação, prestigiou o evento.
Aos 22 anos de idade, o fotógrafo já teve o trabalho selecionado quatro vezes para a mostra anual. Em 2017, as imagens escolhidas de Benassatto retratam as operações policiais na região da Cracolândia, no centro da capital paulista, e também a prisão do empresário Joesley Batista.
"Eu acho que o impacto da realidade que uma fotografia traz pode mudar o País", comenta o fotógrafo que esteve em todas as recentes grandes coberturas jornalísticas, exceto no rompimento na barragem de Mariana (2015), em Minas Gerais, e na última Copa do Mundo (2018), na Rússia.
Neste ano, Benassatto já tem registros que aguardam para seleção da próxima mostra. Entre eles está a prisão do ex-presidente Lula (PT), em 7 de abril, e o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, durante incêndio, em 1º de maio. "O ocorrido no Wilton Paes de Almeida escancarou a questão da luta dos movimentos sociais por moradia digna. Ainda tivemos a greve dos caminhoneiros e uma eleição inteira ainda pela frente, que com certeza vai render muita foto".
Pelo menos dois fotógrafos da região também tiveram trabalhos selecionados para compor a fotoretrospectiva da associação paulista: Jonny Ueda e Werther Santana, que inclusive passou pela equipe de reportagem do DS no início dos anos 2000.
Atualmente, Santana contribui no jornal O Estado de S. Paulo e, em 2016, recebeu da Arfoc o reconhecimento de foto do ano pelo registro intitulado 'Sonho em Chamas'. A imagem mostra o desespero de uma mulher diante da perda do barraco em uma reintegração de posse na comunidade Nelson Mandela, em Osasco.
Farofa
Além de Benassatto, que apresentou o painel 'Caminhos do Fotojornalismo na Era Digital', a fotógrafa Bruna Nascimento, da reportagem do DS, esteve na roda de conversas 'As Mina Pá', ao lado de Larissa Zaidan, da VICE Brasil, e da jornalista Daniela Belarmino.
Neste mês, o Centro Cultura Moriconi ainda expõe o trabalho Têmpora in Ngo Meitire, de Gabriel Bicho- vencedor da convocatória da 2ª edição do Farofa Festival de Fotografia, idealizado pelos fotógrafos Carlos Magno, Guilherme Silva e Pedro Chavedar.