Cidades

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo em Suzano termina nesta sexta-feira

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que cobertura vacinal passou de 70% em Suzano desde o dia 4 de agosto

28 AGO 2018 • POR de Suzano • 18h37
Assim como em outras partes do País, a procura pelas doses no município está abaixo das expectativas - Irineu Júnior/Secop Suzano

A Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo e Poliomelite está em sua última semana. Ela vem sendo realizada desde o dia 4 de agosto. Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, 11.024 crianças foram vacinadas contra o sarampo e 11.184 contra a poliomielite em Suzano até o momento. Isso representa coberturas vacinais de 70,19% e 71,21%, respectivamente. A meta é alcançar 15.705 crianças de 1 a 5 anos incompletos em cada imunização.  

Assim como em outras partes do País, a procura pelas doses no município está abaixo das expectativas. Por esse motivo, o chefe da pasta responsável, Luis Claudio Guillaumon, alerta sobre os últimos dias de imunização. “As doses ficam à disposição o ano todo, porém concluir a meta de 95% no período de campanha de vacinação nos deixará com segurança na cobertura. Por isso a importância da presença do público-alvo. Neste momento ajudará toda a população”, destaca o secretário.

A porcentagem destacada é a meta estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Em Suzano foram realizadas duas edições do Dia D de mobilização, em 4 e 18 de agosto. A imunização contra as enfermidades segue nos postos de saúde até esta sexta-feira (31), das 8h30 às 15h30. Na oportunidade, os responsáveis deverão apresentar documento com foto e a carteira de vacinação ou a Caderneta de Saúde da Criança.

Em relação ao sarampo, a vacina é administrada aos 12 meses com a tríplice e aos 15 com a tetraviral. Se não foram vacinados anteriormente, adolescentes e adultos até 29 anos de idade devem receber duas doses da tríplice viral. A partir de 30 até 49 anos, podem ser imunizados uma vez. Só não deve se vacinar quem já recebeu a vacina nos últimos 30 dias ou quem tem alguma contraindicação, como, por exemplo, qualquer situação que leve à imunossupressão, gestantes e menores de 6 meses.