Editorial

Melhorias na SP-31

28 AGO 2018 • POR • 23h59
O DS publicou, na edição de ontem, uma importante notícia dando conta de que finalmente foi publicado no Diário Oficial do Estado, o edital de licitação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para contratação de obras de recuperação no pavimento asfáltico e de revitalização da sinalização da rodovia Índio- Tibiriçá (SP-31). 
A obra é extremamente necessária, uma vez que a rodovia recebe uma quantidade grande de veículos e também registra ocorrências de acidentes com vítimas constantemente.
O DS vem acompanhando, ao longo de suas reportagens, o trabalho que vem sendo executado para tentar melhorar a circulação da via e, principalmente, a reclamação de motoristas e moradores que residem nas proximidades da via.
De acordo com o Estado, além da extensão suzanense, a rodovia será contemplada entre os trechos de São Bernardo do Campo, Santo André e Ribeirão Pires. Ao todo, 37,2 quilômetros da via receberão os serviços, que estão orçados em R$ 30,8 milhões.
Será um trabalho importante também porque existe grande expectativa do término das obras da Marginal do Una, que vai ligar até a Índio-Tibiriçá.
Ainda segundo o DER, responsável pela rodovia, o prazo de execução das obras após o término do processo licitatório, e o início dos serviços é de 12 meses. Com a publicação do edital, o recebimento dos envelopes contendo as propostas de preços e documentação das empresas interessadas no certame, foi agendado para às 14h30 do dia 25 de setembro. 
A expectativa também é pela redução do número de acidentes na via. 
A segurança é um dos pontos mais solicitados por motoristas e pedestres.
O DS publicou, em agosto de 2017, que o DER investiu R$ 1,4 milhão na SP-31. 
Na época, o departamento informou que foram executados serviços de recapeamento da pista e pavimentação dos acostamentos existentes entre os quilômetros (km) 45, 57 e no 70, além da implantação de faixas e rotatórias nos km 62 e 68, com extensão de 12,4km.
O DS percorreu esta semana uma boa extensão da via e mostrou que nos quilômetros (km) 59, 62, 63, 65, 66, 67 e 69, a falta de calçadas do lado esquerdo -sentido Ribeirão Pires-, coloca em risco os pedestres que necessitam utilizar os acostamentos da rodovia para seguirem trajeto. 
A expectativa agora é pela melhora na circulação da rodovia, com o aumento da segurança e a redução do número de acidentes. A Índio-Tibiriçá é de extrema importância para Suzano, principalmente porque liga a cidade ao litoral paulista.