Desenvolvimento Econômico

Curso dá orientações sobre como formalizar o próprio negócio

Capacitação reuniu 25 participantes e é fruto de uma parceria entre a administração municipal, o Sebrae e a ACE Suzano

29 AGO 2018 • POR de Suzano • 14h21
Capacitação contou com a presença de 25 microempreendedores individuais (MEIs) e interessados em abrir seu próprio negócio dentro da formalidade - Irineu Júnior/Secop Suzano

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Suzano, localizado no Centro Unificado de Serviços (Centrus), promoveu nesta terça-feira (28) o curso “Começar Bem – Formalização”, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e a Associação Comercial e Empresarial (ACE).

A capacitação contou com a presença de 25 microempreendedores individuais (MEIs) e interessados em abrir seu próprio negócio dentro da formalidade. Eles receberam orientações de João Carlos Loureiro Gomes, integrante do Sebrae no Alto Tietê responsável pela assessoria jurídica.

Durante o curso, os participantes souberam sobre as obrigações e os direitos junto à Receita Federal e à administração municipal em relação a impostos e taxas. A falta de informação teria levado, nos últimos anos, ao cancelamento de mais de 1,3 milhão de registros no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) em todo o País por falta de pagamento de tributos e de inscrição junto aos municípios.

Segundo os organizadores, a capacitação teve como ponto de partida o crescente número de pessoas que apresentavam suas dúvidas no posto do Sebrae na cidade. “Esta formação é o caminho mais curto para um comércio sólido e duradouro. Esta parceria entre a Prefeitura de Suzano, o Sebrae e a ACE permite um trabalho produtivo e sério, que vem se refletindo nos indicadores econômicos e de empregabilidade de nosso município”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, André Loducca.

O PAT de Suzano conta com outros 12 serviços para quem busca um emprego ou quer abrir e expandir o seu próprio negócio. Além de manter um banco de dados de mais de 45 mil currículos, a unidade também faz encaminhamentos para entrevistas de emprego, processos de seleção e treinamento. O local ainda conta com um posto do Banco do Povo Paulista, que oferece empréstimos para pessoas jurídicas com juros reduzidos.