Cidades

Operação da GCM combate descarte irregular na estrada dos Fernandes

Fiscalização realizada nesta semana resultou na abordagem de cerca de 30 caminhões que transportavam resíduos sólidos

29 AGO 2018 • POR de Suzano • 18h19
Patrulhamento intensivo seguirá até o fim de setembro - Secop-Suzano/Divulgação

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, com apoio de agentes de Ferraz de Vasconcelos, Ribeirão Pires e Mauá, está promovendo uma operação especial de combate ao descarte irregular de lixo e entulho na região do bairro Chácara Sete Cruzes. O patrulhamento intensivo seguirá até o fim de setembro.

Nesta semana, a fiscalização foi realizada das 14 às 18 horas, com a abordagem de cerca de 30 caminhões que transportavam resíduos sólidos. “A ação preventiva tem o objetivo de coibir a prática do despejo ilegal na região. Nossas equipes continuarão atuando durante todo o mês de setembro junto com outros municípios para combater o descarte irregular no bairro”, explicou o comandante da GCM de Suzano, Sérgio de Assis Andrade.

Segundo o assessor especial da Secretaria de Segurança Cidadã, Jefferson Ferreira dos Santos, a proposta do trabalho integrado entre as GCMs foi articulada no início de agosto em reunião com o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), do Ministério Público do Estado de São Paulo, visto o problema que a região de limite dos municípios vem sofrendo.

“Estamos realizando um trabalho de monitoramento compartilhado com mais três municípios. Acredito que, além de inibir esse crime, vamos também combater a poluição do rio Guaió, pela sua proximidade com o aterro; reduzir os danos no asfalto, em razão do tráfego de veículos pesados com entulho e lixo; e diminuir ocorrências de furtos e roubos de motoristas que são obrigados a passar pela estrada em baixa velocidade”, defendeu o assessor especial.