Cidades

Suzano convoca 3,1 mil pessoas para trabalhar nas eleições

Cerca de 64,4% dos convocados se voluntariaram à atividade. Informações são dos cartórios de Suzano

31 AGO 2018 • POR Marília Campos - de Suzano • 23h49
Cartórios eleitorais de Suzano convocaram 3.159 pessoas para atuar nas eleições deste ano - Arquivo/DS
Os cartórios eleitorais de Suzano convocaram 3.159 pessoas para atuar nas eleições deste ano. Os convocados trabalharão como mesários, para voto e justificativa, e também no apoio logístico. Pelo menos 64,4% deles são voluntários, que se inscreveram para participar. 
 
Na 181ª Zona Eleitoral, 1.673 pessoas foram convocadas, sendo que 1.554 trabalharão nas mesas de voto e justificativa. Outros 119 servidores públicos estarão no apoio logístico da eleição, programada para o próximo dia 7 de outubro. De acordo com a chefe do cartório, Imaculada Pires de Almeida, aproximadamente 700 mesários são voluntários ao serviço. 
 
Já na 415ª Zona, serão 1.486 trabalhando no dia do pleito. Desses, 1.183 ficarão na mesa de votos, 213 na justificativa e 40 como representantes. O número de servidores públicos convocados por esse cartório não foi informado. Estima-se que 90% dos participantes, ou seja 1.337 pessoas, são voluntários. Conforme noticiado pelo DS, o município conta com 853 seções previstas para as eleições deste ano, dividas em 78 colégios eleitorais espalhados pela cidade. 
 
A atividade do mesário durante o dia de eleição se dá na recepção e orientação do eleitorado que vai votar ou justificar. A Justiça Eleitoral abre espaço para a participação voluntária, mediante inscrição, como forma de incentivar o engajamento popular na fiscalização dos trabalhos. O próprio juiz eleitoral, de cada cartório, é responsável por convocar essas pessoas, conforme critérios legais. 
 
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), o objetivo da atividade dos convocados é garantir a segurança e sigilo durante a votação do eleitorado, de modo a ratificar a legitimidade do processo democrático. Para os participantes, são estipulados alguns benefícios, como dois dias de folga para cada dia de trabalho ou treinamento nas eleições.